Festo lança soluções para mercado de automação industrial

festoRecentemente, a Festo, multinacional alemã líder no mercado de automação industrial, apresentou suas últimas novidades para o setor.  São três: o Terminal de Válvulas MPA-L, o CMMO-ST-LKP (driver para motores de passo), e Válvula Proporcional de Pressão (controlador PID livremente programável).

Segundo Flávio Rodrigues, Gerente de Marketing da Festo, os produtos têm em comum características como maior eficiência energética, precisão, segurança para os operadores e alta confiabilidade. “Estamos prevendo para o ano mais lançamentos, o que amplia nosso portfólio e mantêm o compromisso da Festo com a inovação”, afirma.

Terminal de Válvulas MPA-L: vantagens nas aplicações pneumáticas na produção

O Terminal de Válvulas MPA-L é uma extensão da consagrada plataforma de válvulas MPA e foi desenvolvida para proporcionar mais vantagens nas aplicações pneumáticas na produção.

Com sistema de sub-bases individuais em polímero, são leves e possui alta resistência a corrosão, aplicações dinâmicas, como por exemplo o braço de um robô. A modularidade permite mais flexibilidade nas alterações de máquinas.

Por possuir diversas opções de acionamento elétrico, entre eles multipolo, fieldbus e IO-Link, o terminal se enquadre em qualquer tipo de topologia.

Possui grau de proteção IP40 ou IP65, possibilitando a instalação diretamente nas máquinas, dispositivos ou linhas de produção e conta com até 3 tamanhos de válvulas, 10, 14 e 20mm, podendo ser combinados no mesmo bloco. O mix de diferentes tamanhos de válvulas sem a necessidade de adaptadores economiza espaço e otimiza o consumo de ar comprimido.

CMMO-ST-LKP: pode ser configurado via Web
Os drivers CMMO-ST para motores de passo ganham uma nova versão de hardware: CMMO-ST-LKP. A variante “LKP” do driver possui as interfaces IO-Link, I-Port e Modbus TCP (Ethernet) e, assim como a versão padrão, pode ser configurado via Web – para parametrização de funções básicas – ou via software FCT – Festo Configuration Tool – para configuração e acesso a todos os parâmetros possíveis do driver.

O CMMO-ST é o controlador que foi desenvolvido para atender às aplicações simples da indústria, com fácil parametrização e colocação em funcionamento dos motores de passo da Festo.

Válvula Proporcional de pressão VPPX: visando sempre a qualidade do processo
A Válvula proporcional de pressão VPPX possui um controle em cascata integrado. Com parametrização simples e rápida através do software da Festo, que já conta com uma programação PID integrada própria para a válvula, onde o sinal do sensor externo do sistema pode ser enviado diretamente para a válvula sem a necessidade de um CLP ou de uma programação complexa. 

O sensor externo aumenta significativamente a qualidade dos processos, pois oferece uma maneira fácil de controlar todas as influências e interferências no sistema controlado, os valores reais no sensor aumentam a confiabilidade do processo. Resumindo, oferece máxima flexibilidade e processos com acuracidade de 1% e vazões de até 7.000 l/min

Foto: Divulgação Festo