Coopercitrus migra gestão para plataforma SAP S/4HANA

oranges-1117628_1280Para profissionalizar ainda mais a sua gestão e dar suporte ao crescimento e à expansão planejada para os próximos dez anos, a Coopercitrus, maior cooperativa de produtores rurais do Estado de São Paulo, elegeu a plataforma SAP S/4HANA para integrar todos os seus processos de gestão. Sediada em Bebedouro (SP), a Cooperativa reúne mais de 30.000 produtores, que produzem principalmente cana de açúcar, café, soja e milho e atua ainda no comércio de insumos, máquinas e implementos agrícolas em lojas próprias que atendem também não cooperados. Em 2017, a Coopercitrus movimentou 730 mil sacas de café em seus 18 armazéns; produziu 16.000 toneladas mensais de ração em três fábricas e gerenciou 90 mil toneladas de grãos de soja e milho em 7 silos.

“Nosso desafio era integrar globalmente nossa governança com um sistema de gestão completo, aumentando a eficiência de todos os nossos processos”, afirma Fernando Degobbi, diretor financeiro da Coopercitrus. O executivo explica que a escolha pelo ERP S/4HANA foi resultado de uma concorrência que contou com a participação dos melhores players do mercado. “A SAP desenhou uma arquitetura de solução verticalizada, que engloba todos os processos de negócios e atende integralmente às nossas necessidades”, sintetiza Degobbi.

“A Coopercitrus realizou um processo de seleção extremamente criterioso e ficamos muito satisfeitos com a celebração desta parceria, atendendo de ponta a ponta os processos da cooperativa”, comemora Rafael Okuda, Diretor de Agronegócio da SAP.

O projeto será implementado pela parceira especializada no setor do agronegócio da SAP, a SPRO IT Solutions. A adoção de tecnologias para o processo de originação de grãos, sob a plataforma SAP S/4 HANA, vão beneficiar desde processos de finanças e logística até processos de varejo e suprimentos. “Os resultados vão se refletir em ganhos de eficiência operacional, velocidade e maior competitividade para a cooperativa”, afirma o presidente da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz.

A primeira onda vai contemplar e integrar os processos de negócios de controladoria, orçamentos, suprimentos, logística e distribuição, financeiro, produção e concessionárias. O go live da solução acontece em 1º de janeiro de 2019.

Foto: Divulgação SAP