BMW Group adianta 2021 com mobilidade autônoma

BMW 2021O BMW Group, a Intel e a Mobileye estão juntas em prol de uma tecnologia única: a mobilidade autônoma. O objetivo dessa importante união é  desenvolver e trazer à sociedade veículos totalmente autônomos, transformando em realidade conceitos de mobilidade para o futuro. As três líderes em suas respectivas áreas de atuação – indústria automotiva, tecnologia e sistemas de orientação para veículos auto-guiados – estão, portanto, cooperando para criar soluções voltadas para condução totalmente autônoma, e que devem chegar às linhas de produção de automóveis em 2021.

A parceria, que foi anunciada na última sexta-feirta (1º de julho), aconteceu durante uma conferência de imprensa realizada na sede do BMW Group, em Munique, na Alemanha, e contou com a presença das lideranças das três empresas. O evento selou cooperação e o compromisso de buscar um padrão para a indústria e definir uma plataforma aberta e comum para a condução autônoma.

Esta plataforma irá contemplar a direção automatizada de níveis 3 a 5, sendo esta última 100% isenta de intervenção humana. Posteriormente, ela será disponibilizada a fabricantes de automóveis e outras empresas que podem se beneficiar de máquinas autônomas ou de inteligência artificial.

 Pelo acordo de cooperação, as três companhias estabeleceram um conjunto de metas e resultados, entre eles conceber automóveis totalmente independentes baseados em uma arquitetura em comum. No curto prazo, as empresas se comprometeram a apresentar um protótipo de condução altamente automatizada (HAD – Highly Automated Driving, em inglês). A partir de 2017, novos protótipos serão desenvolvidos e frotas deste tipo de veículo realizarão testes prolongados.

 Juntamente com a Intel e a Mobileye, o BMW Group se comprometeu a criar soluções necessárias e sistemas inovadores para a condução altamente automatizada, com o objetivo de tornar essas tecnologias aptas para produção em série a partir de 2021. O carro-conceito BMW iNEXT servirá como base para a estratégia de condução autônoma do BMW Group e definirá o modelo para frotas de veículos totalmente autônomos, não só para as rodovias, mas também em ambientes urbanos como proposta para compartilhamento de veículos.

O BMW Group, a Intel e a Mobileye estão convencidos de que as tecnologias de condução autônoma tornarão as viagens mais seguras e fáceis. O objetivo da parceria é desenvolver soluções atemporais capazes de permitir aos motoristas não só a tirar as mãos do volante, mas tirar os olhos (nível 3) e, finalmente a mente (nível 4) da estrada, transformando o tempo gasto dentro de um carro em lazer ou parte do trabalho. Este nível de autonomia permitiria que o veículo atinja a meta final de se deslocar sem intervenção humana. Isto estabeleceria uma oportunidade para frotas de veículos totalmente autônomos a partir de 2021, o que estabeleceria as bases para novos modelos de negócios em um mundo amplamente conectado.

 Com sua Estratégia Number One>Next, o BMW Group tem erguido uma estrutura para continuar a ser a força motriz por trás da mobilidade individual premium. Esta abordagem se tornará realidade por meio do BMW iNEXT, em 2021, anunciando uma nova era da mobilidade.

 “No BMW Group, nós sempre dedicamos nossos esforços para uma liderança tecnológica. Essa parceria reforça a nossa Estratégia Number One>NEXT para moldar uma mobilidade individual do futuro”, declarou Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG. “Após o nosso investimento em tecnologia de mapas de alta definição em tempo real da HERE, e a experiência combinada da Intel, Mobileye e o BMW Group serão o primeiro passo da estratégia que levará a tecnologia de condução totalmente automatizada para as ruas. Nós já apresentamos tais soluções inovadoras em nosso veículo conceito Vision NEXT 100. Com este salto tecnológico, estamos disponibilizando aos nossos clientes um novo patamar de prazer de condução pura na forma de novos padrões de mobilidade premium.”.

Foto: Divulgação BMW Group