BASF impulsiona óleo de palma sustentável com grande mudança de portfólio

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, o negócio de Personal Care da BASF passa a oferecer para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais apenas especialidades à base de óleo de palma certificado. A decisão de oferecer soluções a base de palma certificada, conforme o padrão “Mass Balance” da Rountable on Sustainable Palm Oil – RSPO, é a ação mais recente da iniciativa da BASF “Time for Change”, compromisso da companhia de mudar globalmente cerca de 330 produtos à base de palma para o padrão “Mass Balance” ao longo de 2018.

“Este é um marco importante para a evolução da indústria de cosméticos comprometida com a sustentabilidade e com o crescimento do uso de produtos de palma certificada”, considera Tatiana Kalman, vice-presidente de Care Chemicals da BASF para a América do Sul. “Essa nova postura de negócio e oferta de soluções também está disponível para a indústria no Brasil”, afirma.

O “Mass Balance” é um dos modelos da cadeia de suprimentos da RSPO que promove o fluxo de matérias-primas certificadas dentro da cadeia de suprimentos de derivados de petróleo.

O posicionamento da BASF, mostrando que é possível a indústria e o meio ambiente coexistirem a partir de uma cadeia produtiva mais responsável, também é abordado na série sobre o Jeito E, que ressalta o jeito BASF de enxergar o futuro e colocar a sustentabilidade em prática. A ação inclui quatro vídeos para TV e conteúdo para internet. O segundo episódio mostra especialistas em culinária e cosméticos que descobrem a importância de ter matérias-primas vegetais oriundas de um cultivo sustentável, confira no link https://bit.ly/2xo5PyM

BASF aprimora a rastreabilidade da palma

A BASF produz ingredientes à base de palma para cosméticos, detergentes e agentes de limpeza, bem como gêneros alimentícios. A maioria dos produtos de palma utilizados pela BASF tem como base o óleo de palmiste e seus derivados e, em menor escala, o óleo de palma. O cultivo da palma está ligado ao desmatamento, perda de biodiversidade e conflitos sociais nos países produtores – principalmente na Indonésia e na Malásia. Frente a esta realidade, a BASF assumiu o compromisso de fornecer até 2020 apenas óleo de palmiste sustentável, certificado pela RSPO.

Atualmente menos de 20% da oferta global de óleos à base de palma é certificado. No entanto, mesmo no difícil cenário de mercado de 2017, a BASF comprou 153 mil toneladas de óleo de palmiste certificado pela RSPO e fez progressos significativos em relação à rastreabilidade. Em 2017, a empresa conseguiu rastrear quase 80% de sua exposição total de óleo de palma, de mais de meio milhão de toneladas. O óleo sustentável certificado é 100% rastreável e tem origem em 204 usinas na Indonésia e na Malásia, de acordo com o 2º Relatório de Progresso da Palm da BASF (BASF Palm Progress Report).

A partir da iniciativa BASF Palm Dialog, a empresa tem se reunido com diversos fornecedores de matéria-prima e fabricantes de cosméticos para discutir as tendências e desenvolvimentos na indústria de produtos oleoquímicos, além do impacto e progresso da indústria em direção à palma sustentável. Com o objetivo de promover a colaboração entre os stakeholders ao longo da cadeia de valor.

Foto: Divulgação BASF