Balluff oferece soluções para evitar acidentes de trabalho

BalluffDe acordo com os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, divulgado em dezembro do ano passado, mais de 600 mil acidentes de trabalho foram registrados em 2016, sendo que mais de 2 mil foram ocorrências de morte. A região sudeste foi apontada como responsável por mais de 53% dos registros. Esses números colocam o Brasil em quarto lugar no mundo dentre os países com mais registros de acidentes, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), atrás somente da China, Índia e Indonésia.

O material mostrou ainda que mais de 55% dos acidentes ocorreram na área de serviços e mais de 41% na indústria. Estima-se que grande parte dos acidentes não é registrada através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), ficando invisível nas estatísticas. Os números oficiais não abrangem os trabalhadores informais.

Visando a redução em alguns desses índices, a empresa alemã Balluff, que atua na área de sensores de alta qualidade, sistema e soluções customizadas trouxe ao Brasil um novo conceito em segurança para automação. Uma linha composta por produtos e soluções que realizam suas funções com segurança e precisão, que abrange uma quantidade crescente de produtos e componentes que contribuem para minimizar o risco para pessoas e sistemas de produção, além de integrarem facilmente ao controle de cada equipamento já instalado no local.

A Linha Safety da Balluff possui produtos como o Módulo Safety I/O, as Cortinas de Luz de Segurança, a Chave de Segurança e o Dispositivo de botão de emergência.
A Balluff foi a primeira empresa a desenvolver o conceito de Safety over IO-Link. Com o Safety Hub, é possível realizar a conexão de sinais de sensores e atuadores junto com entradas e saídas de segurança em uma único mestre IO-Link.

“A linha Safety da Balluff possui uma característica importante que é a de conexões simples, o que reduz os custos de instalação para o cliente, pois utiliza o IO-Link, que pode conectar em um único mestre IO-Link, sinais de sensores e atuadores com entradas e saídas de segurança. Estamos um passo à frente com essas conexões”, explica Fábio Marchiori, Coordenador de Produção da Balluff no Brasil.

Elas de¬tectam dedos, mãos ou corpos e são uti¬li¬zadas em áreas de tra¬balho que apre¬sentam pe¬rigo de¬vido às má¬quinas, interrompendo de maneira confiável mo¬vi¬mentos pe¬ri¬gosos, além de possibilitar o melhor uso do espaço, o que gera economia na construção de grades de segurança, rápida interação entre pessoa e máquina, eleva a proteção na manipulação.

Fabricadas em metal, as chaves de segurança Balluff oferecem proteção com conexão M12 de cinco ou oito pinos, possuem modelos com e sem bloqueio mecânico e elétrico, com acionador separado, oferecem proteção tanto para pessoas quanto para máquinas, com alta força de bloqueio de até 2500N, e elas podem ser implementadas sem bloqueio ou com bloqueio mecânico ou elétrico.

E, por último, mas não menos importante, os botões de emergência que devem estar disponíveis a qualquer momento. Como medida de proteção adicional, o dispositivo do botão envia sempre que necessário um comando imediato para a parada da máquina, podendo, assim, ser usado para funções de proteção pessoal. Montado em uma carcaça plástica de alta resistência, o botão de emergência vem montado e pronto para uso, utilizando um conector M12 de cinco pinos para conexão ao controle da máquina, o botão de pressão com destravamento giratório e carcaça compacta de montagem simples, o dispositivo deve estar visível e ser de fácil acesso.

Foto: Divulgação Balluff