Aviotec – a tecnologia da Bosch em detecção de incêndio

IsqueiroA divisão de Sistemas de Segurança da Bosch disponibiliza no mercado o Aviotec, uma nova tecnologia para detecção rápida de incêndio por meio de imagem gerada a partir do foco. Esta solução identifica a combustão antes mesmo da fumaça ou das chamas se alastrarem, emitindo um alerta em questão de segundos. Graças ao imediatismo e assertividade que o equipamento proporciona, as chances de danos são amplamente reduzidas.

Indicado para aplicação em edificações amplas e com pé direito alto, como indústrias, armazéns e aeroportos, a tecnologia chega para complementar o portfólio de tecnologias da marca com foco em incêndios, que também pode ser instalada em ambientes hostis com alta intensidade de pó, umidade, etc.

Detecção do foco de incêndio na origem

O Aviotec utiliza algoritmos de análise inteligente, por isso consegue identificar focos de fumaça ou das chamas assim que a câmera capta a imagem e, na sequência, emitir um alarme. Além disso, a inovação diferencia incêndios reais de outros tipos de alterações na área monitorada como, por exemplo, fumaça de cigarro, o que garante uma detecção muito mais confiável e com menor índice de alarmes falsos.

Com um sistema de gestão de vídeo, é possível ainda obter imagens ao vivo, e os alarmes são transmitidos através de uma rede para um centro de monitoramento. Esta solução permite o acesso às imagens com qualidade HD em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis. Assim, a equipe de combate pode ter uma boa compreensão da situação mesmo antes de chegar ao local.

Facilidade e economia

Segundo a empresa, estas novas câmeras são fáceis de instalar e exigem pouca manutenção em relação aos demais equipamentos para detecção de incêndio. Com a utilização do Power over Ethernet (PoE) é possível ainda eliminar a necessidade de fontes e de cabos de energia individuais, o que torna o Aviotec uma solução mais viável e econômica.

Foto: CC/Pixabay/Comfreak