Ambiente de trabalho móvel ganha força com parceria SAP e Apple

perspectivasSAP e a Apple anunciam uma parceria para revolucionar o trabalho móvel de clientes corporativos de todos os portes. A novidade combina poderosas aplicações nativas para iPhone e iPad com os recursos de última geração da plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA. O esforço conjunto também vai oferecer um novo kit de desenvolvimento de software (SDK) para iOS e uma academia de treinamento para que desenvolvedores, parceiros e clientes possam criar facilmente apps iOS sob medida para suas demandas de negócio.

“Essa parceria vai transformar o modo como iPhone e iPad são usados nas empresas, reunindo a inovação e a segurança do iOS com a grande experiência da SAP em software para o mundo dos negócios”, afirma Tim Cook, CEO da Apple. “Como líder em software empresarial e com 76% das transações de negócios passando por seus sistemas, a SAP é o parceiro ideal para nos ajudar a transformar verdadeiramente a maneira como empresas ao redor do mundo usam iPhone e iPad. Por meio do novo SDK, vamos brindar a SAP com mais de 2,5 milhões de desenvolvedores para criar aplicações nativas poderosas que vão explorar totalmente a SAP HANA Cloud Platform e os incríveis recursos que somente os dispositivos iOS podem oferecer.”

“Estamos orgulhosos por poder levar essa parceria especial entre Apple e SAP para um novo patamar de inovação”, diz Bill McDermott, CEO da SAP. “Ao dar às pessoas uma experiência de negócios ágil e intuitiva, podemos capacitá-las para saber e fazer mais. Combinando os poderosos recursos da SAP HANA Cloud Platform e SAP S/4HANA com o iOS, a mais segura plataforma móvel para empresas, vamos ajudar a apresentar dados em tempo real, onde e quando as pessoas escolham trabalhar. Apple e SAP compartilham do compromisso de moldar o futuro, ajudando o mundo a funcionar melhor e elevando a qualidade de vida das pessoas.”

Como parte da parceria, a SAP vai desenvolver aplicações iOS nativas para operações críticas de negócios. Essas apps para iPhone e iPad serão desenvolvidas com Swift, a moderna, interativa e segura linguagem de programação da Apple, e vão oferecer uma experiência familiar para os usuários com base na linguagem de design SAP Fiori para iOS. Profissionais em várias indústrias poderão acessar dados e processos de negócios críticos que necessitam para tomar decisões e agir corretamente a partir de seus iPhones ou iPads e usando aplicações desenvolvidas para, por exemplo, permitir que um profissional de manutenção em campo encomende peças ou agende serviços, ou que um médico compartilhe os dados mais recentes de seus pacientes com outros profissionais de saúde.

As empresas planejam oferecer um novo SDK SAP HANA Cloud Platform exclusivamente para iOS que vai garantir a empresas, designers e desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar suas próprias apps iOS para iPhone e iPad de forma rápida e eficiente, com base na SAP HANA Cloud Platform, a plataforma aberta como serviço da SAP. Essas aplicações nativas darão acesso aos principais dados e processos de negócio instalados sobre SAP S/4HANA e vão explorar ao máximo as funcionalidades do iPhone e iPad, tais como Touch ID®, serviços de localização e notificações.

Uma nova linguagem de design para iOS vai elevar a premiada experiência para usuários SAP Fiori a um novo patamar, combinando-a com a experiência para consumidores iOS de forma a atender às necessidades dos usuários corporativos e permitir aos desenvolvedores criar a próxima geração de aplicativos. Para ajudar a comunidade global de desenvolvedores da SAP com mais de 2,5 milhões de membros a explorar ao máximo o novo SDK e os inovadores hardware e software da Apple, uma nova Academia SAP para iOS oferecerá ferramentas e treinamento. Os novos SDK, linguagem de design e academia estarão disponíveis antes do final do ano.

Foto: Shutterstock