Tecnologia reduz acidentes em ciclovias


As ciclovias já fazem parte da infraestrutura de muitas cidades do mundo inteiro. Porém, essa tendência necessita de uma implementação eficaz para evitar acidentes. Quem surge nesse cenário é a Evonik com sua tecnologia DEGAROUTE, com foco em uma sinalização de alto desempenho e segurança. Entre suas características, destacam-se a excepcional resistência aos raios UV, as excelentes propriedades de resistência à derrapagem, mesmo em pistas úmidas ou molhadas, alta durabilidade e fácil e rápida aplicação, o que propicia um excelente custo benefício. Por todos esses fatores, o produto foi a solução escolhida para uma ciclovia na cidade histórica de Poznan, na Polônia.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas morrem no mundo, todos os anos, em consequência de acidentes de trânsito, dentre os quais, 31% são pedestres e ciclistas. Os países da União Europeia registram dados semelhantes e, ainda que a segurança viária na Região venha melhorando nos últimos anos, a base de dados de acidentes na União Europeia (CARE) demonstra que, em média, esses dois grupos são responsáveis por 25% dos acidentes fatais.

Diante deste cenário, a formação de uma boa infraestrutura de ciclismo tornou-se um tema bastante discutido nos meios políticos, uma vez que a segurança viária para ciclistas é fundamental para o cumprimento da meta de redução de 50% das mortes no trânsito até 2020 nos países do bloco.

Para isso, diversas cidades estão investindo na construção ou na expansão de ciclovias. A sinalização dessas vias é essencial para a segurança dos usuários e exige um produto de boa relação custo/benefício. O plástico a frio de MMA com DEGAROUTE, produto que faz parte do portfólio da Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, representa uma alternativa de alto desempenho para pinturas de sinalização viária convencional.

 

Divulgação Evonik
Divulgação Evonik