Tecnologia para a produção de carros no futuro


O fabricante alemão de automóveis, Audi, está testando a complexa impressão 3D em metal e planeja incluí-la em sua produção de carros. A máquina de impressão de metal se assemelha às impressoras 3D já conhecidas que empurram plástico fundido através de um cano para construir camadas de material.


O equipamento da Audi utiliza um pó metálico fino comprimido com espessura de menos de metade da espessura de um cabelo humano para imprimir componentes 3D em aço e alumínio. O processo é ideal para peças geometricamente complicadas e o produto final é mais denso do que itens fabricados de forma padrão.


Para mostrar as habilidades e o que pode ser alcançado por meio da impressão 3D em metal, a companhia montou recentemente uma réplica de um carro de corrida do tipo “Auto Union Tipo C”. Todas as peças metálicas utilizadas foram formadas utilizando uma impressora 3D.


A tecnologia pode lidar com objetos até 240 mm de comprimento e 200 mm de largura e, segundo a Audi, há planejamento para máquinas maiores de impressão. ”Junto com os nossos parceiros da pesquisa, expandimos cada vez mais os limites dos procedimentos de produção”, explica o diretor do Departamento de Construção de Ferramentas da Audi, Dr. Hubert Waltl. “Uma de nossas metas é o uso das impressoras em metal na produção em série.”


Com informações das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil


 

Divulgação Audi
Divulgação Audi