Software executa experimentos de microscopia

Estudiosos do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, localizado na cidade de Heidelberg, na Alemanha, criaram um software que leva a inteligência artificial para a microscopia. O Micropilot é capaz de entender o que o pesquisador procura e instruir o microscópio a identificar o objeto de pesquisa e executar os experimentos desejados, fornecendo dados e até mesmo vídeos da estrutura analisada automaticamente.


Por gerar mais dados em menos tempo, o novo software poupa o tempo dos cientistas e acelera as pesquisas. Em apenas quatro dias, o Micropilot detectou 232 células em duas fases específicas de divisão celular e realizou diversos experimentos com elas. Segundo os responsáveis pela nova tecnologia, um microscopista levaria pelo menos um mês apenas para identificar as células certas.


Os pesquisadores Jan Ellenberg e Rainer Pepperkok, que participaram do desenvolvimento do Micropilot, usaram o programa para realizar diversos tipos de experimentos, dos mais simples aos mais complexos, analisando aspectos da divisão celular. Com a ajuda do software, eles descobriram quando se forma a estrutura responsável pela síntese de proteínas e lipídios dentro das células e que papel duas substâncias específicas desempenham na formação do material genético.


De acordo com o instituto, o software oferece dados extremamente confiáveis e será fundamental para a realização de dois projetos que estão atualmente em desenvolvimento no laboratório.

Divulgação / EMBL
Divulgação / EMBL