Sistema da BASF auxilia agricultores brasileiros

O sistema que proporciona aumento da produtividade Yield Max, desenvolvido pela BASF em conjunto com a Olearys AS, foi instalado em três novas propriedades agrícolas no Paraná, integrantes da Cooperativa Agroindustrial (Copavel). Com essas  novas instalações, o sistema integrado, que só está disponível no Brasil, abrange agora 80% da área de atuação da Copavel.


O Yield Max, lançado em 2007, integra uma plataforma de coleta e processamento de dados climáticos que são repassados a um servidor central. Este, por sua vez, calcula a possibilidade de ocorrências de fungos nas lavouras e assim prevê o momento ideal para aplicar fungicidas. Atualmente, o sistema pode ser utilizado nas lavouras de soja, tomate e maçã.


A instalação desse sistema representa um salto tecnológico na agricultura brasileira e, em média, os produtores atendidos aumentam sua colheita em 3,5 sc/ha (sacas por hectares). Na safra de 2009/2010, mais de 400 produtores participaram do Programa.


A utilização do sistema também possibilitou à BASF um aumento na venda de fungicidas em 30% para os produtores monitorados. As vendas da Divisão de Proteção de Cultivos da BASF, na América Latina, atingiu, em 2009, €838 milhões.

BASF/ Divulgação
BASF/ Divulgação