Siemens recebe prêmio de inovação na Alemanha


A companhia alemã Siemens recebeu mais uma vez reconhecimento por seu trabalho. Com sua turbina a gás SGT5 8000H, que integra a nova geração de termelétricas com menor consumo de gás natural e emissões reduzidas de CO2, o grupo conseguiu a primeira colocação na categoria 'grandes empresas' do Prêmio de Inovação da Economia Alemã 2011. Durante a fase de testes, a SGT5 8000H bateu recorde ao alcançar um nível de eficiência energética de 60,75%.



"A combinação de economia energética e proteção ambiental tornam esta inovação um modelo global para as outras empresas", afirmou Martin Sonnenschein, diretor para Europa Central da consultoria AT Kearney, uma das empresas membro da Fundação do Prêmio.



No ano passado, a Siemens já havia alcançado a melhor qualificação no Prêmio Alemão de Sustentabilidade, premiação voltada para companhias que combinam os negócios com responsabilidade social e proteção do meio ambiente.



Na categoria 'pequenas e médias empresas', foi premiada a fabricante de máquinas e equipamentos Wacker Neuson, por conta de sua placa vibratória DPU 130. Esse equipamento, utilizado em manutenção asfáltica e na construção civil, tem um desempenho que supera em 30% outros semelhantes existentes no mercado, além de oferecer um melhor custo-benefício que os modelos concorrentes.



Entre as startup’s nomeadas, a Saperatec, empresa do ramo de tecnologia, obteve a melhor colocação. A organização registrou patente para um processo que utiliza módulos fotovoltaicos para a geração de materiais de alta tecnologia eficientes e ecológicos.



O Prêmio de Inovação da Economia Alemã existe desde 1980 e é concedido anualmente a empresas que se destacam por suas realizações no campo técnico, científico ou intelectual. Em sua última edição, o júri do Prêmio foi composto por personalidades como, por exemplo, o ganhador do Prêmio Nobel de Física, Klaus von Klitzing e a presidente do Departamento Alemão de Patentes e Marcas,  Cornelia Rudloff-Schäfer, entre outros. A premiação aconteceu no Palácio Palais Thurn und Taxis, em Frankfurt, no último sábado (11).



Para informações detalhadas sobre o prêmio e finalistas nomeados, visite: www.innovationspreis.com

obs/ A.T. Kearney
obs/ A.T. Kearney