Siemens participa de projeto de energia em MG


Líder mundial no fornecimento de turbinas a vapor, a Siemens participa de mais um projeto de cogeração no País e fornecerá uma Turbina SST-300 para a implementação de energia termelétrica na planta da Sada Siderurgia, em Várzea da Palma, no norte de Minas Gerais. Com isso, a empresa passa a ser autossuficiente em energia e pode comercializar a quantia excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN).


Neste projeto, a Siemens atuou como consultora na fase de elaboração e auxiliou a Sada a estruturar a planta que permitirá a produção média de 250 mil MW ao ano. O projeto de energia limpa usará como combustível carvão vegetal, cavaco de madeira e capim elefante.


Por sua alta eficiência, a Turbina SST-300 de condensação da Siemens está presente em plantas de diferentes segmentos da indústria como o sucroalcooleiro e celulose e papel. “A Siemens tem atuado como consultora em projetos de cogeração para grandes conglomerados industriais no Brasil e é fornecedora de tecnologias com soluções mais econômicas para geração de energia”, afirma Lucas Monteiro, engenheiro de Vendas da companhia.


A tecnologia da empresa alemã é importante aliada das indústrias em cogeração de energia. Com a aplicação do ciclo regenerativo, é possível gerar mais energia com a mesma quantidade de combustível. Além disso, a Turbina SST -300 pode ser instalada na opção outdoor (ao tempo), reduzindo gastos com obras civis.


De acordo com a Associação da Indústria de Cogeração de Energia, os sistemas de geração distribuída acrescentarão 30 mil MW de capacidade instalada à matriz energética até 2020, cerca de 10 mil MW desse total serão provenientes da biomassa.


Atenta às tendências, a Siemens está reforçando seu portfólio destinado à cogeração. Só nos últimos anos, a companhia triplicou sua produção de turbinas, chegando a 1000 mil unidades fabricadas no Brasil. Além do aumento na produção, a empresa segue investindo no desenvolvimento de novas tecnologias.

Divulgação Siemens
Divulgação Siemens