Siemens lidera ranking de patentes europeu


A Siemens registrou 2.135 solicitações de patente em 2010, e agora ocupa o primeiro lugar no Ranking Europeu de Patentes, ultrapassando a Philips, a BASF e a Samsung. Inovadora, a companhia dobrou o número de profissionais da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na última década, somando 27,8 mil colaboradores nesta área.



“Na Alemanha e na Europa juntas, aumentamos os pedidos de patente 18% frente ao ano anterior”, disse o membro de conselho administrativo e chefe do escritório de tecnologia do Grupo, Klaus Helmrich.



No último ano fiscal (2011), mais de 8,6 mil invenções foram geradas pela Siemens – quase 40 para cada dia de trabalho.  Os pedidos de patente neste ano chegaram a 4.300, um crescimento de 15% frente a 2010, informou a empresa. Para 2012, a área de P&D deverá receber investimentos da ordem de € 4,4 bilhões – um acréscimo de € 500 milhões na comparação com os aportes efetuados nesse ano.



Entre as inovações apresentadas pela companhia estão invenções capazes de converter, por exemplo, água do mar em água potável, com mais eficiência energética. Outras criações aumentam a vida-útil de turbinas eólicas e melhoram a eficácia de usinas de energia ou motores. A Siemens também criou produtos para as áreas de arquitetura e saúde.



Em novembro, em uma cerimônia em Munique, a companhia premiou 12 pesquisadores que contribuíram para o avanço em pesquisa e desenvolvimento em 2011. Juntos, eles foram responsáveis por 730 relatórios de invenções e 636 patentes individuais.

Siemens
Siemens