Siemens equipará linha de metrô parisiense

A Siemens recebeu um pedido do operador do transporte público de Paris RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) para equipar as 27 estações da Linha 4 do Metrô de Paris com sistemas de controle de sinalização e operações. A operação totalmente automática pode aumentar a capacidade desta linha em 20% com os trens funcionando com intervalos menores.

“A Siemens equipou cerca de 300 km de rotas em todo o mundo com tecnologia de sinalização para operação totalmente automática. Esse tipo de operação possibilitará que a Linha 4 ofereça um intervalo entre trens de 85 segundos. Ao mesmo tempo, o controle automático permitirá reduzir o consumo de energia em até 15%,” informou Jochen Eickholt, CEO da Siemens Mobilidade. O volume do pedido totaliza cerca de 70 milhões de Euros. A conclusão dos trabalhos na linha está programada para 2022.

Para a atualização de doze quilômetros da Linha 4, a empresa fornecerá o sistema de controle automático de trens Trainguard MT que usa tecnologia baseada em comunicação para realizar a operação totalmente automatizada sem condutor. Todos os deslocamentos dos trens serão supervisionados por intermédio do centro de controle de operações, que também será fornecido pela Siemens. Portas especiais nas plataformas garantirão segurança adicional em todas as 27 estações de metrô.

A linha 4 do Metrô de Paris, com cerca de 700,000 passageiros por dia, é uma das seções mais frequentadas de toda a rede de transporte de massa de Paris. É também a ligação norte-sul de metrô na cidade, conectando as estações Porte de Clignancourt, na zona norte da cidade, à futura estação de Bagneux na zona sul. Em seu percurso através da capital da França, ela para em três importantes estações ferroviárias de longa distância e também é a única linha com terminais de transferências para todas as demais 16 linhas de transporte de massa.

A Siemens, além da Linha 4, equipou também as Linhas 14 e 1 do Metrô para as operações sem condutores. A Linha 1 do Metrô é a mais antiga e com maior volume de passageiros do Metrô de Paris. Ela liga as zonas leste e oeste da cidade ao longo de 17 quilômetros de trilhos. Recentemente, a empresa forneceu igualmente componentes importantes de sinalização e sistemas para as Linhas 3, 5 e 9.

Para mais informações, acesse: www.siemens.com/press/mobility/driverlessmetro

CC/Pixabay/bogitw
CC/Pixabay/bogitw