Siemens e Eletropaulo se unem em projeto inovador

Uma solicitação da distribuidora de energia elétrica de São Paulo, AES Eletropaulo, à alemã Siemens resultou em um equipamento inovador: o primeiro transformador a seco submersível do mundo, Dry-Sub. A solução estava na lista de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da empresa paulista apresentados anualmente à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O equipamento, que atenderá a rede de distribuição subterrânea da Eletropaulo, foi desenvolvido inteiramente pela divisão Energy (especializada em energia) da Siemens do Brasil, para atender a necessidade da concessionária de ter um transformador a seco que oferecesse menos risco de explosão e fosse mais econômico.


“O Dry-Sub é um transformador seco blindado, seguro ao toque e pode ser usado em prédios ou em locais de extrema contaminação ou imersão em água. O equipamento pode ser usado em ambientes externos, sem necessidade de cubículo de proteção”, explica Martin Navarro, gerente de Tecnologia de Transformadores de Distribuição.


A Siemens e a Eletropaulo estão realizando os testes finais do produto, que estará disponível para o mercado a partir do final de 2010 e poderá atender, também, à demanda de outros países.

SXC
SXC