Siemens desenvolve sensor a partir do Kinect

A Siemens está usando um sensor do Microsoft Kinect, conhecido no universo dos jogos de computador, em um sistema de planejamento virtual de processos de trabalho. A tecnologia do Kinect reconhece os movimentos e a postura da pessoa e os transfere a um avatar em um ambiente virtual. Da mesma maneira que um jogador se move intuitivamente dentro das cenas de um jogo de computador, os técnicos podem usar o Kinect para simular movimentos no local de trabalho. Em seu software de gestão do ciclo de vida de produtos, a divisão industrial da Siemens já oferece interfaces com sistemas que medem os movimentos das pessoas com precisão. No entanto, como essas soluções costumam ser complexas, a Siemens desenvolveu uma versão baseada no sensor do Kinect, que é mais fácil de usar. A nova solução disponibiliza o sistema para outras aplicações industriais, como o planejamento de tarefas perigosas.

Somente alguns poucos setores importantes usam sistemas que acompanham movimentos digitais. O setor automotivo, por exemplo, utiliza esses sistemas para tornar mais ergonômicos os locais de trabalho das linhas de montagem ou para projetar o interior dos veículos. Com o auxílio de várias câmeras, sensores eletromagnéticos ou roupas de corpo inteiro, os sistemas são capazes de medir com precisão de um milímetro os movimentos de pessoas que estejam usando marcadores especiais. A tecnologia é complexa e pode ser operada apenas por funcionários devidamente treinados. Para desenvolver um sistema mais simples baseado na tecnologia do Kinect, os engenheiros da Siemens tiveram de processar adequadamente os dados. Embora o sensor do Kinect reconheça movimentos, ele não os mede de maneira precisa. Por isso, os desenvolvedores usam bibliotecas que contêm modelos de simulação de movimentos típicos e combinam esses modelos às informações fornecidas pelo sensor do Kinect.

A primeira aplicação a ser criada foi uma solução para planejar trabalhos de conserto e manutenção em usinas nucleares dos Estados Unidos. A finalidade da aplicação é assegurar que os trabalhadores sejam expostos a um nível de radiação tão baixo quanto razoavelmente possível (princípio conhecido pela sigla em inglês ALARA). Para isso, os técnicos ou planejadores operam o programa de simulação equipado com sensor do Kinect e realizam um trabalho específico dentro de um ambiente virtual. No mundo real, esses ambientes seriam expostos a níveis de radiação. O programa calcula a dose de radiação que o técnico virtual recebe. O sistema ajuda os planejadores a alterar cada passo do trabalho e o design do local de modo a reduzir a dose ao nível mais baixo possível. Além disso, o sistema também pode ser usado para planejar o trabalho em ambientes com contaminação química ou para realizar testes ergométricos tradicionais.

Microsoft Corp.
Microsoft Corp.