Siemens abre centro de desenvolvimento urbano


A Siemens abriu, em Londres, seu primeiro centro para o desenvolvimento urbano sustentável, em um prédio em formato de cristal – o Crystal. O local funcionará, segundo a companhia, como um centro de conferências, uma plataforma de diálogo urbano e um centro de inovação e tecnologia, aproximando tomadores de decisões políticas, especialistas em infraestrutura e o público em geral para desenvolver conceitos para o futuro das cidades.



“As cidades são as engrenagens da economia mundial e também provocam o maior impacto no meio ambiente. O desenvolvimento do nosso planeta vai se manter ou vai cair de acordo com o desenvolvimento das cidades. Com um olhar sobre o futuro urbano, o Crystal mostra uma ampla variedade de oportunidades e soluções concretas”, disse o presidente e CEO da Siemens, Peter Löscher, durante a cerimônia de abertura, na semana passada.



A companhia alemã investiu cerca de €35 milhões no projeto, que levou um ano e meio para ser construído, e tem, segundo a empresa, a maior exposição do mundo em sustentabilidade urbana. A exposição conta com um espaço de 2 mil metros quadrados e apresenta as soluções de infraestrutura que tornam a vida nas cidades mais sustentável e amigável ao meio-ambiente, ao mesmo tempo em que aumentam a sua qualidade. No prédio, especialistas do Centro de Competência em Cidades da Siemens desenvolverão pesquisas em busca de tecnologias e inovações para a infraestrutura urbana do futuro.



“As cidades, ao redor do mundo, estão fazendo investimentos para melhorar suas fontes de água, sistemas de energia e de transportes e infraestrutura de prédios e construções. Nosso mercado potencial tem um volume de € 300 bilhões. Nesse mercado em crescimento, o Crystal vai nos ajudar a intensificar o diálogo com nossos clientes”, afirmou Roland Busch, CEO do Setor de Cidades e Infraestrutura da Siemens.



Ainda de acordo com a Siemens, o Crystal é um paradigma de eficiência energética. O prédio consome 50% menos energia e emite 65% menos dióxido de carbono do que edifícios de escritórios comuns. Fontes renováveis abastecem os sistemas de resfriamento e de aquecimento da construção, um sistema fotovoltaico gera eletricidade “verde” e a água da chuva é aproveitada para uso no prédio.



O Crystal será aberto ao público em geral no sábado (29), e serve de sede para o primeiro e maior de três Centros de Competência em Cidades da Siemens. Os outros dois serão construídos em Xangai, na China, e Washington, nos EUA, nos próximos anos.

Divulgação Siemens
Divulgação Siemens