Segurança do Bisfenol A questionada na Alemanha

O Bisfenol A (ou BPA), substância química presente na composição de alimentos enlatados, mamadeiras, garrafas plásticas e em muitos outros objetos do cotidiano, acaba de receber um alerta na Alemanha. Um relatório realizado pela Agência Federal do Meio Ambiente do país sobre químicos tóxicos, publicado nesta quarta-feira (9), levanta dúvidas sobre a periculosidade da substância.


No relatório, o Bisfenol A recebeu destaque pelas novas pesquisas que vêm sendo feitas e pela crescente preocupação dos consumidores em relação ao químico. No documento, a Agência Federal do Meio Ambiente explica os riscos do BPA e aponta opções políticas para o futuro.


 A Agência ainda recomenda que produtores e usuários de produtos químicos busquem substâncias alternativas e pede que o princípio de precaução seja aplicado para proteção dos seres humanos e do meio ambiente.


Pesquisas associam a substância a doenças como câncer de mama, de próstata, diabetes, obesidade, infertilidade, etc. Há uma semana o Bisfenol A já havia sido proibido no estado americano de Vermont.


Canadá, Dinamarca, Costa Rica e França já proibiram que o componente seja usado em mamadeiras e outros produtos infantis. A European Food Safety Authoruty (EFSA) está eravaliando a utilização do BPA e tem previsão de publicação de um novo relatório ainda este ano.

SXC
SXC