SCHOTT aprimora a produção de frascos com revestimento interno

A Schott, empresa de tecnologia global que fornece embalagens primárias de alta qualidade de vidro Tipo I ou polímero COC para a indústria farmacêutica, anuncia aprimoramento na configuração de produção para frascos revestidos internamente. Devido a um número crescente de medicamentos parenterais altamente sensíveis que exigem soluções de embalagem especiais, o interesse em frascos com revestimentos internos está em constante crescimento.

Para atender a essa demanda, a Schott oferece frascos com uma superfície interna particularmente inerte ou propriedades de superfície especiais para liofilização. A empresa possui mais de 20 anos de experiência em revestimentos de vidro e esse know-how foi adquirido para desenvolver novas aplicações. O novo ambiente de produção da Schott é totalmente automatizado, evita o contato vidro-com-vidro e a redução de partículas.

A criação de uma superfície interna quimicamente estável é uma busca contínua por fabricantes de embalagens farmacêuticas. “Os revestimentos de quartzo oferecem uma ótima maneira de combinar vidro borossilicato amplamente utilizado com a pureza do dióxido de silício, criando uma superfície muito homogênea”, explica Jayme Fagundes, Gerente de Produtos da Schott para a América do Sul. “Isso nos permite criar uma barreira funcional para minimizar a interação entre medicamentos e recipientes”. Os frascos Schott Type I plus com superfície interna semelhante a quartzo estão disponíveis em tamanhos que variam de 2 a 100 mililitros. Eles asseguram que a formulação permaneça estável durante sua vida útil, reduzindo as possíveis interações entre medicamento e recipiente.

A liofilização é uma segunda área em que os frascos revestidos podem demonstrar uma clara vantagem. Os frascos Schott TopLyo são fornecidos com uma camada interna hidrofóbica, resultando em uma pastilha (“cake”) de liofilizado compacta e bem formada, além de diminuir o embaçamento nas paredes do recipiente (efeito “foggy”). Como vantagem adicional, a camada hidrofóbica também permite a retirada quase total do medicamento, do frasco, resultando em menor volume residual após a reconstituição, o que reduz a necessidade de enchimento excessivo (“overfill”).

Os frascos revestidos de alta qualidade da Schott atendem a parâmetros dimensionais e cosméticos particularmente rígidos e são 100% inspecionados por câmera. A empresa continua investindo no desenvolvimento de revestimentos funcionais para aprimorar ainda mais seu portfólio de produtos. 

Foto: Divulgação Schott