Schaeffler e IBM ingressam em parceria estratégica

parceria-schaeffler-e-ibm_div-schaefflerComo parte da estratégia “Mobilidade para o amanhã”, a alemã Schaeffler firma parceria com a IBM com o intuito de digitalizar toda sua organização, criando uma plataforma digital para processar grandes quantidades de dados e estabelecendo visões valiosas para transformar suas operações.

A IBM irá atuar como fornecedora de tecnologia, consultora e parceira de desenvolvimento para um ecossistema digital, a fim de apoiar a Schaeffler na integração de seus sistemas, máquinas e componentes mecatrônicos no universo rapidamente expansivo da “Internet das Coisas” (Internet of Things – IoT), bem como na implementação de novos modelos de negócios prontos para o mercado, com base na atividade digital. Como primeira conquista, as duas empresas desenvolveram uma plataforma digital, a Nuvem Schaeffler (Schaeffler Cloud), para todas as atividades digitais com valor agregado da empresa, desde outubro deste ano.

A companhia alemã está trabalhando de perto com a empresa de informática para desenvolver soluções inovadoras para sua própria transformação e para consumidores que usam metodologias de planejamento de projetos (Design Thinking) e de desenvolvimento ágil. Um ecossistema digital e aberto está sendo desenvolvido para criar um ambiente, no qual a Schaeffler possa trabalhar tranquilamente com seus consumidores e parceiros, tendo a plataforma digital como base técnica.

“Nós estamos constantemente trabalhando para oferecer um valor agregado que seja relevante para nossos consumidores. Nosso objetivo é conectar informações por meio de produtos e processos. Fazendo uso de análise, transformamos esses dados iniciais em visões valiosas, que são usadas para melhorar a eficiência das nossas operações e desenvolver serviços inovadores para nossos consumidores. Estamos muito contentes com a IBM, pois encontramos o parceiro ideal”, disse o Prof. Peter Gutzmer, diretor executivo Adjunto e diretor de Tecnologia da Schaeffler AG.

Gerhard Baum, diretor Digital da Schaeffler, comentou sobre o enfoque da transformação digital da empresa: “Estamos nos concentrando em expandir a integração de sensores a nossos produtos presentes, assim como em desenvolver novos produtos com software cognitivo integrado. Não só as máquinas e infraestrutura de transporte dentro do ambiente de produção serão conectadas, mas instalações individuais também serão vinculadas digitalmente à rede de abastecimento. Na Schaeffler, queremos otimizar de forma digital os processos e procedimentos, bem como criar novos processos voltados a serviços, assim impulsionando a interação digital entre pessoas e sistemas de TI.”

“A aplicação conjunta da pauta digital da empresa é o encaixe perfeito para potencializar e promover nossas novas capacidades cognitivas de IoT para o setor da indústria”, disse Ivo Koerner, membro do Conselho de Vendas na IBM da Alemanha. A base será uma infraestrutura de nuvem híbrida global, usando a plataforma de aplicação da IBM “Bluemix” com Watson IoT para criar aplicativos, inclusive para celulares, diferenciados para a Internet das Coisas.

Componentes da Schaeffler, como rolamentos ou sistemas de acionamento de embreagem, são usados em partes importantes de máquinas e veículos que geram informação crucial no que diz respeito à condição e movimento. A empresa, nos últimos anos, aplicou investimento significativo em pesquisa e desenvolvimento e incorporou sensores, atuadores e unidades de controle com software integrado nesses produtos. Com isso, agora é possível que essas partes reúnam e processem informação valiosa na forma de máquina e então converta essa informação em serviços de valor agregado.

Foto: Divulgação Schaeffler

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.