SAP simplifica abastecimento de combustível


A SAP anuncia um projeto de coinovação com a Toyota e a VeriFone que ajudará a simplificar a experiência de abastecimento de combustível. Atualmente, os motoristas precisam lidar com diversos sistemas para localizar o posto de gasolina “ideal”. Quando chegam até ele, é preciso realizar o pagamento usando cartões e digitando senhas ou então dinheiro. Com esse protótipo, os consumidores podem usar uma solução que com apenas um clique em uma tela, é possível encontrar o posto de gasolina mais próximo, autorizar o pagamento automático eletronicamente e receber cupons personalizados.


Desenvolvida sobre a plataforma SAP HANA Cloud, que permite processamento de dados em tempo real e em um ambiente de computação em nuvem, a solução agrega informações sobre a localização, a rota e o nível de combustível do veículo, bem como pontos de interesse. A VeriFone fornece soluções de pontos de venda (POS) e a Toyota, por meio de seu Centro de Informação e Tecnologia (Toyota ITC), os dados de telemática.


O modelo de uso funciona da seguinte maneira: o condutor é notificado quando o veículo está com nível baixo de combustível. Usando o sistema telemático do Toyota ITC, o veículo indica um posto de gasolina, baseado na localização e no nível de combustível do automóvel no momento. Também são consideradas pelo sistema, as opções pessoais previamente informadas pelo motorista, incluindo postos de gasolina de preferência e estabelecimentos participantes do programa.


Quando o carro chega ao posto de gasolina e estaciona próximo à bomba, o motorista pode autorizar a transação com um único clique na aplicação instalada no dispositivo móvel. Os postos de gasolina também podem oferecer descontos, pontos de fidelidade e outros cupons com base no perfil do condutor. Depois que o abastecimento é concluído, o motorista recebe um recibo eletrônico. Também é possível visualizar todos os abastecimentos anteriores e facilmente exportar as transações para outros sistemas, como relatórios de despesas.


“Nossa colaboração com a Toyota ITC e a VeriFone está transformando modelos de negócios e oferecendo às pessoas uma experiência simples e intuitiva. Nossas tecnologias de nuvem e SAP HANA podem ajudar setores como o automotivo, de petróleo e gás a realizar coisas que simplesmente não eram possíveis ou mesmo imagináveis no passado”, afirma Gil Perez, vice-presidente sênior da área de Carros Conectados da SAP.


Para a Toyota, a parceria é estratégica. “A colaboração com a SAP e a VeriFone foi outro marco importante em nossos esforços para criar uma experiência melhor quando se dirige um veículo”, diz Hironori Miyakoshi, vice-presidente executivo e diretor de Operações da empresa.


A VeriFone está otimista com a parceria e a oportunidade de inovar. “Nossa colaboração com a SAP e a Toyota cria uma experiência que transcende o pagamento, oferecendo conveniência, valor e interações únicas entre comerciantes e clientes”, destaca Vin D´Agostino, vice-presidente sênior da área de Facilitação do Comércio da companhia. 

C/ Flickr/ Ben McLeod
C/ Flickr/ Ben McLeod