SAP Labs promove inovações para educação, saúde e varejo

jabuti-edu_crydito-diego-henrique-de-oliveira-1-e1_rgbProtótipos inovadores criados com base nas tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Big Data foram desenvolvidos por meio de competições promovidas pela SAP Labs América Latina: a Olimpíada da Inovação (Innoweeks), a SAP InnoMarathon e a SAP Next-Gen Consulting Hackaton.

Inteligência no controle de pacientes na UTI

Três minutos é o tempo necessário de atendimento para salvar a vida de um paciente em parada cardiorrespiratória em uma UTI. A urgência e a complexidade por trás dessa estatística foi a base do desenvolvimento da grande vencedora da Olimpíada da Inovação, a Smart Care Unit. A solução foi desenvolvida pela SAP durante dois meses, com o apoio do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Utilizando um monitor hospitalar similar aos disponíveis nas UTIs do Incor, a equipe instalou um minicomputador (middleware), que integrou diversos dados dos pacientes, provendo informações mais precisas e facilitando a tomada de decisão dos integrantes das equipes médicas.

Robô ensina programação

O Jabuti Edu, robô que ensinará programação de computadores a crianças, foi desenvolvido durante três anos e criado por meio de uma impressora 3D. Com essa ideia inovadora, a startup EJR Robótica Educacional foi a ganhadora da Innomarathon. A competição teve como foco a resolução de problemas sociais do cotidiano e melhoria das condições de vida da comunidade.

O Jabuti Edu realiza diversos movimentos. Os comandos são feitos pela própria criança por meio de um celular. Assim, a tecnologia permite que ela aprenda como funciona uma programação de dados. Conforme for o aprendizado adquirido, a criança vai passando de fases de dificuldade. Atualmente, o protótipo possui quatro níveis e, em breve, chegará a 13.

Essa solução gera uma avaliação do aluno para o professor, que poderá fazer uma análise de como está o aprendizado de cada criança e auxiliá-la. “A ideia é que esse robô seja produzido pelos próprios pelos alunos, que possam compartilhar seus conhecimentos com os outros”, diz o idealizador do protótipo, Eloir Rockenbach.

Consumo automatizado 

O aplicativo “Minha Despensa” foi eleito o melhor na maratona de programação SAP Next-Gen Consulting Hackaton. Por meio de QR Code do cupom fiscal, o dispositivo consegue captar a data da compra do produto em um supermercado. A partir disso, com a lista de itens adquiridos, realiza uma média de prazo de vencimento de cada um. Desta forma, o aplicativo recomenda consumir determinados produtos que estejam próximos da data de validade. Além disso, a solução sugere receitas com esses mesmos itens.