SAP Labs Latin America celebra 10 anos no Brasil

SAP_LABS_BRAZIL_SAOLEOPOLDOA SAP Labs Latin America, primeiro e único centro de desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte da SAP na América Latina, celebrou este mês 10 anos de atuação no Brasil com uma trajetória contínua de crescimento. Localizado em São Leopoldo (RS), no Tecnosinos, o laboratório é resultado de um investimento de R$ 100 milhões da companhia no País. Iniciou as atividades com um grupo de 20 profissionais e, hoje, conta com mais de 700 colaboradores, focados em pesquisa, desenvolvimento e suporte das soluções da multinacional.

Apenas nos primeiros seis meses de 2016, 110 colaboradores novos foram contratados, mantendo um ritmo de crescimento superior aos anos anteriores e indo no contraponto do atual momento de crise econômica do Brasil. A expansão acontece a partir da abertura de novas áreas de negócio como a Cloud Advisory Office, focada em clientes da plataforma HANA Enterprise CloudSolution Delivery Center, que realiza a entrega de serviços para clientes premium e Digital Farming and Agricultural Applications, área que desenvolve soluções de Internet das Coisas para agricultura de precisão. “O segredo do nosso desempenho, mesmo num cenário de crise no Brasil, é uma equipe altamente motivada e eficiência operacional, além de um grande potencial de desenvolver soluções inovadoras”, destaca Dennison John, presidente do Labs Latin America.

A motivação e a satisfação dos colaboradores se refletem em diversos reconhecimentos conquistados pela companhia.  Em 2015, foi escolhida a melhor empresa do Brasil para se trabalhar pelo Guia da Revista Você S/A e, em 2016, a SAP Labs foi a primeira colocada nacionalmente do ranking do Guia das Melhores Empresas Para Começar a Carreira. No quadro de colaboradores, a empresa possui mais de 80% dos profissionais das gerações Y e Z. A faixa etária média dos colaboradores de 29 anos, sendo que 32% possuem MBA, mestrado ou doutorado. O índice de satisfação dos funcionários chega a 90%, o maior entre os 16 escritórios da SAP Labs no mundo. 

Fomento à pesquisa e desenvolvimento
A empresa tem investido constantemente em consolidar a região como polo de alta tecnologia. Uma das novidades é o convênio de cooperação em pesquisa aplicada firmado com a Unisinos. O objetivo é ampliar a troca de conhecimento entre a indústria e a universidade para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de novos projetos e gerar impacto para a sociedade. Na prática, equipes da Unisinos e SAP Labs vão identificar oportunidades e criar soluções que usem a plataforma SAP HANA e Internet das Coisas. “Queremos ter um canal de coinovação com o mundo acadêmico e logo estaremos na fase de mapear e escolher os projetos. Será uma parceria que trará muitos resultados para SAP, Unisinos e comunidade”, afirma o presidente.

Infraestrutura sustentável
Com cerca de 17 mil metros quadrados, o prédio da SAP Labs é referência em sustentabilidade. A construção tem a Certificação Gold do selo de sustentabilidade LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). É preparado para reutilização de água, consumo inteligente de energia e destinação correta de resíduos. O projeto foi concebido priorizando a qualidade do ambiente interno e a utilização de materiais de baixa degradação ambiental, que minimizam os impactos no meio ambiente. Desde 2015, a SAP Labs conta também com a certificação ISO 14001.

Foto: Divulgação SAP