SAP inova com Internet das Coisas


O SAP Labs Latin America, organização da SAP voltada ao desenvolvimento e suporte para a região da América Latina, apresenta soluções inovadoras durante o SAP Forum Brasil, que acontece essa semana (17 e 18), em São Paulo. Sob o tema Internet das Coisas, são demonstrados protótipos desenvolvidos durante o Innoweek, competição entre profissionais do SAP Labs Latin America, realizada em novembro de 2014. Na ocasião, quatro desafios e 40 funcionários participaram do desenvolvimento de três soluções.


Entre estes protótipos, está uma solução para agricultura apoiada por um Phantom Drone. O objetivo é administrar melhor as plantações para aumentar produção e eficiência, com base em técnicas que não agridam o meio ambiente. O equipamento coleta informações usando diferentes sensores, como os de temperatura, luminosidade e altura da planta, e utiliza uma imagem especial para inferir um valor IVDN (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) – número que serve para estimar volume, qualidade e desenvolvimento de vegetação. Todos esses dados são enviados para a plataforma SAP HANA, analisados em tempo real e apoiam a tomada de decisão para gerenciar a plantação.


O segundo protótipo, chamado HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida) consiste na aplicação de sensores sobre a roupa de um bebê e serve para monitorar os sinais vitais em tempo real, ajudando no acompanhamento de doenças com base no histórico de informações da criança e na análise preditiva. Se o bebê estiver em uma posição indevida, uma das causas mais comuns de morte no período neonatal, o aplicativo envia um alerta para os pais.


O terceiro projeto é o SmartBuilding e tem como objetivo tornar o edifício do SAP Labs Latina America mais inteligente e sustentável. É um aplicativo conectado a vários sensores distribuídos pelas instalações, que medem e controlam iluminação dos escritórios, temperatura, ruído, vagas de estacionamento disponíveis ou o estado dos banheiros. Todas essas informações utilizam a plataforma SAP HANA como banco de dados.


“A inovação pode ser usada hoje para melhorar a vida das pessoas em praticamente qualquer lugar”, explica Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin America. “Com uma tecnologia poderosa como o SAP HANA atuando na base, não existem limites para a criatividade”, acrescenta. 

SXC
SXC