SAP assina acordo com Governo para um Brasil mais digital

shutterstock-rodadaEm encontro recente (10) com o presidente Michel Temer, em Brasília, o CEO global da SAP, Bill McDermott; Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil; e Claudio Muruzabal, presidente da SAP Latin America, assinaram acordo de cooperação com Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) com o objetivo de estimular o desenvolvimento de startups e, com isso, impulsionar a economia nacional no caminho da digitalização. No encontro, também estiveram presentes os Ministros Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A empresa alemã investirá R$ 40 milhões em cinco anos para desenvolver soluções de tecnologias voltadas à digitalização do País, e utilização de soluções de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio como parte do portfólio SAP Leonardo. Esse montante será revertido para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no País, que está localizado na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Além disso, a companhia prevê a abertura de 600 oportunidades de trabalho para manter seu crescimento.

Pelo acordo de cooperação, nos próximos dois anos a SAP passa a promover a integração de startups à cadeia de fornecedores da empresa; apoiar a internacionalização e a atração e alavancagem de investimentos privados em inovação, especialmente aqueles direcionados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o País; e incentivar a capacitação de recursos humanos.

Um dos primeiros setores que será beneficiado é o de Agronegócio: setor que representou 30% do PIB nacional em 2016, utilizando tecnologias pode levar o Brasil a se tornar uma potência ainda maior na produção agrícola.

“Por este acordo, a SAP se compromete a estabelecer uma rede de fomento a startups e aos pequenos negócios e compartilhamento das boas práticas que podem ajudar o País neste caminho de mais eficiência na produção agrícola e em setores que se beneficiam da produção rural, como transporte e logística”, afirma Marcos Pereira, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A companhia continua comprometida em aumentar a competitividade do País pelo investimento em inovação que levam à transformação digital e permite a evolução da governança, aumentando eficiência e a transparência do Governo para os cidadãos.

“A SAP tem como visão ajudar o mundo a funcionar melhor e, com isso, melhorar a vida das pessoas. Com esta agenda digital, o Brasil se posiciona como referência global em inovação e se torna exemplo como as sociedades vão produzir, consumir e proteger seus recursos vitais. Estamos orgulhosos de nos tornarmos o parceiro na aceleração da digitalização e no desenvolvimento econômico de uma região tão importante para a SAP e para o mundo”, destaca Bill McDermott, CEO da companhia.

A empresa possui mais de duas décadas de presença e investimento no Brasil, incluindo a implantação, há 10 anos, do primeiro e único Centro de Desenvolvimento de Aplicações e Serviços de Suporte da SAP na América Latina: a SAP Labs Latin America.

“Estamos comprometidos com o Brasil e acreditamos que ao disponibilizar a expertise global da SAP em trabalhar com governos de diversos países estamos impulsionando o País. O objetivo é tornar a gestão pública mais eficiente e transparente e elevar a competitividade no cenário Global”, afirma Cristina Palmaka, presidente da empresa no Brasil.

O SAP Labs Latin America está sediado em um prédio de 17 mil metros quadrados, que conquistou a Certificação Gold do selo de sustentabilidade LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O local é preparado para reutilização de água, consumo inteligente de energia e destinação correta de resíduos. Hoje, são mais de 868 colaboradores trabalhando focados em pesquisa, desenvolvimento e suporte das soluções da multinacional para toda a América Latina e também países de outros continentes.

“A SAP Labs tem investido constantemente em consolidar a região como polo de alta tecnologia. Com novas áreas de negócio, como Internet das Coisas e Big Data, vamos atingir um crescimento exponencial no País, gerando cerca de 600 novos empregos. O segredo do nosso desempenho é uma equipe altamente motivada, reconhecendo a SAP Labs como a melhor empregadora da indústria de TI do Brasil”, destaca Dennison John, presidente da SAP Labs Latin America.

Somente em 2016, o SAP Labs elevou em 25% o número de contratações, adicionando 200 novos funcionários de um total de 800. Em 2015, foi escolhida a melhor empresa do Brasil para se trabalhar pelo Guia da Revista Você S/A e, em 2016, foi a primeira colocada nacionalmente do ranking do Guia das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, em 2016. O centro de inovação no Brasil é o sétimo maior e um dos que mais tem crescido, dentre os 19 da SAP ao redor do mundo.

Foto: Shutterstock