SAP apresenta tecnologia para o esporte

A SAP apresentou, pela primeira vez no Brasil, vídeos demonstrativos e simulações sobre uma ferramenta criada a fim de melhorar a gestão administrativa dos times, das arenas e da interação com os torcedores. A ação ocorreu durante o SAP Forum, evento de tecnologia e negócios da América Latina da empresa, que aconteceu nessa semana (11 e 13), em São Paulo.  

No vídeo, o time alemão TSG 1899 Hoffenheim, que disputa a Bundesliga – liga de elite do futebol alemão – utiliza o aplicativo para analisar dados dos desempenhos dos jogadores nos treinamentos em 3D e em tempo real. Isso é possível graças a antenas aéreas instaladas no campo de treino e sensores instalados no gramado, que captam e transmitem os dados de cada movimentação dos atletas, que usam sensores nas meias.

“Além de ter as informações instantaneamente, a tecnologia da SAP permite que o técnico veja toda a movimentação do treino em um tablet como se fosse um vídeo game. Ele pode, por exemplo, corrigir erros de posicionamento como dois jogadores de um mesmo setor que jogam muito longe um do outro”, afirma Gustavo Amorim, vice-presidente de Marketing da SAP para a região Sul da América do Sul.

Além da tecnologia, o TSG 1899 Hoffenheim usa o Player Portal, no qual todas as informações dos jogadores ficam armazenadas. Por meio de um conjunto de aplicativos da SAP, membros da comissão técnica dos times podem acessar dados estatísticos, como quem está machucado, onde é a lesão, ver o histórico de contusões de atletas, acessar planos de treinamentos, entre outras possibilidades.

Aplicativo para o torcedor

Outra inovação é a que a SAP criou para ajudar os times a aprimorarem a interação com seus torcedores. Segundo Amorim, o objetivo neste caso é criar uma experiência diferenciada, desde a compra do ingresso até o dia do jogo.

“O aplicativo oferece a possibilidade do comprador procurar pelos amigos em todo o estádio, ou seja, ele consegue ver o rosto dos seus contatos das redes sociais nos lugares específicos onde adquiriram o ingresso,” explica o vice-presidente. Outra vantagem é o fato de permitir a compra antecipada de serviços, como alimentação, evitando, assim, que a pessoa enfrente eventuais filas.
 
Dentro dessa categoria, a empresa também apresentou no evento um aplicativo móvel que oferece serviços ao torcedor, como informação de previsão do tempo antes, durante e depois do jogo, dados estatísticos da partida, mostrados no app em tempo real e até o local onde será a comemoração da torcida, no caso de vitória.

Para assistir o vídeo, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=Mlz7jlP0Oyw.

SXC
SXC