Projeto alemão visa tornar OLED mais eficiente

O Ministério Alemão de Educação e Pesquisa, através do projeto OLYMP, está apoiando uma associação de empresas alemãs que conquistaram posições de liderança em OLED (sigla em inglês para diodos orgânicos emissores de luz), e que pretendem levar a tecnologia à maturidade para o mercado de massa. Os diodos orgânicos da tecnologia OLED são compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica.

“Nós queremos oferecer aos consumidores OLEDs que tenham uma eficiência energética superior às fontes tradicionais de iluminação”, diz Ulrich Eisele, diretor do setor de OLED da Osram, empresa que participa da associação do projeto. Pesquisas estão sendo levadas a cabo especificamente para alcançar valores de eficiência maiores do que 100 lm/W e para aumentar o tempo de vida útil do OLED. A tecnologia, no meio termo, deve se tornar tão eficiente quanto o LED (sigla em inglês para diodos emissores de luz) e, no longo prazo, também deverá ser maleável e tão transparente quanto painéis de vidro.

De acordo com a Osram, o sucesso de projetos anteriores combinado a pesquisas intensivas levou a tecnologia OLED a um nível que permite aos painéis OLED serem integrados a luminárias de design de alta qualidade. No entanto, os painéis de OLED atuais são muito caros para um espectro de uso mais amplo, na iluminação em geral. A redução dos custos de produção é uma condição essencial para influir no preço final.

A pesquisa da associação de empresas cobre todos os níveis de criação, desde os materiais orgânicos que permitem ao OLED emitir luz, passando pelos painéis de OLED até as luminárias acabadas. A Osram é responsável pela formulação de conceitos que aumentem a eficiência dos painéis de OLED. O projeto será realizado até setembro de 2015 e conta com recursos no total de € 34 milhões.

Divulgação Osram
Divulgação Osram