Professor do INPE fala em evento do DWIH


Além de abordar a disciplina por seus aspectos teóricos, a terceira edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, que aconteceu nesta semana (30 e 1), ofereceu uma discussão de interesse geral: qual a importância da Matemática e dos Sistemas Complexos na vida cotidiana?


“A Matemática é a linguagem da ciência e é ela que nos permite descrever fenômenos, modelá-los, entender suas manifestações e, o que é fundamental, fazer previsões sobre comportamentos futuros. Assim, a Matemática é o precioso instrumento que nos permite entender um sistema complexo”, define o professor Elbert Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.


Segundo o especialista, muitos jovens durante a idade escolar acreditam que não precisam estudar Matemática porque não irão seguir profissões na área de Exatas. Mas quando crescem, torna-se evidente que a ciência está sim presente no cotidiano de todos. “A Matemática é fundamental em nossa vida”, afirma o professor.


“Nosso cérebro, nossa interação com todo o ambiente que nos cerca só ocorre devido a operações matemáticas que fazemos, mesmo sem perceber”, diz.  Como exemplo prático, ele cita o ato de atravessar uma rua: “nós só o fazemos a partir de uma previsão, cujo resultado mostra que é seguro atravessar naquele momento”. 


Macau explica que os Sistemas Complexos também estão presentes em nosso cotidiano. “Exemplos de sistemas complexos podem ser nosso cérebro, nosso organismo, o clima e o comportamento de grupos de animais, como manadas, rebanhos, cardumes e mesmo pessoas em multidões. Um grupo de pessoas, que gera comportamentos sociais conhecidos é um exemplo bem típico de sistemas complexos.”


“Estudos recentes mostram que o aprendizado da Matemática e seu uso ocorrem em nossas vidas desde os estágios iniciais, após o nascimento. Ou seja, um bebê, em suas ações que lhe permitem desvendar o mundo que o cerca, está aplicando e se desenvolvendo na Matemática”, afirma Macau.


O professor acredita que a escolha do tema para discussão no Diálogo possibilitou ao público uma contextualização sobre o que é a Matemática e o que ela representa em nossas vidas, como o precioso instrumento que temos para entender o Universo e agir para modificá-lo em busca de mais qualidade de vida. “É uma iniciativa muito oportuna e importante”, conclui. 


Elbert Macau é doutor em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutor junto ao Chaos Group da University of Maryland, é atualmente pesquisador titular, membro eleito do Conselho Técnico Científico e coordenador do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atua também como docente do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Engenharia Eletrônica e Computação do ITA.


Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo

Divulgação DWIH
Divulgação DWIH