Primeiro corredor de BRT é inaugurado no Rio


O sistema BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado na quarta-feira (6). O trecho inicial, com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações, liga o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz. Participaram da cerimônia de abertura do serviço, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e o governador do estado, Sérgio Cabral, entre outros políticos e autoridades.


O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente. Chamado de “Ligeirão”, os novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros, e as primeiras unidades a circular na linha são de modelos da Mercedes-Benz.


Como consequência do projeto, o trânsito deve melhorar em algumas regiões do Rio. A previsão é que 26 linhas convencionais sejam eliminadas por onde passa o Transoeste. Essa mudança irá tirar das ruas paralelas 251 ônibus coletivos a partir de 4 de agosto, quando o sistema deve passar a operar em plena capacidade. Além do benefício ao tráfego de veículos, a novidade levará a uma redução de 65% na emissão de poluentes pelo sistema de transporte público do trajeto.


O Rio de Janeiro terá também mais três corredores BRT: Transcarioca (em obras), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil (em projeto).

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz