Primeiro caminhão autônomo circula nos EUA


O inovador Freightliner Inspiration Truck é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada (EUA). Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.


O caminhão inovador é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot. Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias norte-americanas, o que resultou na certificação de dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas no estado de Nevada.


Highway Pilot


O Freightliner Inspiration Truck toma por base o modelo de produção em série nos EUA, o Freightliner Cascadia, com o acréscimo do Highway Pilot. Esta tecnologia compreende um radar dianteiro, sensores inteligentes e uma câmera estéreo, mais os sistemas já testados e aprovados de assistência à condução, como o “Adaptive Cruise Control” (piloto automático adaptável), já disponível para modelos de linha do Freightliner Cascadia e do Mercedes-Benz Actros.


Para obter licença para as estradas públicas de Nevada, a tecnologia foi ainda mais aprimorada e a excelente interação dos componentes foi extensivamente testada. Na chamada “viagem maratona” do caminhão, o veículo cobriu mais de 10.000 milhas (mais de 16.000 km) em um circuito de teste de Papenburg, na Alemanha.


Vantagens do sistema autônomo


O caminhão de condução autônoma aumentará a eficácia quanto ao consumo de combustível, melhorará a segurança do trânsito e diminuirá as emissões de CO2. Testes realizados pela Mercedes-Benz e pela Freightliner Trucks indicam que será possível reduzir o consumo de combustível em até 5%. Esses dados foram corroborados por um estudo recente da consultoria Frost & Sullivan, que apontou que um caminhão pesado conduzido de maneira autônoma pode atingir uma economia de até 7%, em média, enquanto o consumo de combustível no transporte regional ficaria reduzido em 4%.  A Frost & Sullivan também chegou à conclusão de que os caminhões conduzidos de maneira autônoma diminuirão os custos de manutenção para as empresas de transportes, por exemplo, como resultado de menor desgaste dos componentes do veículo devido ao fluxo de trânsito mais constante.


Como os veículos autônomos estarão conectados com seu ambiente e com os outros usuários da estrada, em uma medida que poderão evitar áreas de tráfego intenso, eles poderão contribuir para reduzir congestionamentos nas rodovias. O trânsito do futuro fluirá de maneira mais fácil e previsível. Os sistemas de tráfego se tornarão mais flexíveis e a infraestrutura será melhor utilizada. Consequentemente, as empresas de transporte operarão de maneira mais lucrativa e mais flexível.


Por último, mas não menos importante, o trânsito previsível em rotas de longo percurso para todos os usuários das estradas também significa mais segurança para todas as partes envolvidas. Sistemas de assistência já regem a velocidade hoje em dia e, numa emergência, dão início à frenagem autônoma a fim de evitar um acidente. Eles estão demonstrando sua eficácia já há anos.


A condução autônoma representa o aperfeiçoamento da tecnologia como resultado da fusão de sistemas de assistência. Normas de segurança como distância segura do veículo à frente ou limites de velocidade são sempre cumpridos corretamente. A condução preditiva, um tema recorrente no treinamento de motoristas, é segurança programada e eficiência econômica para o Freightliner Inspiration Truck.

Divulgação Daimler
Divulgação Daimler