Por mais parcerias nos temas do futuro

A cooperação científica entre Brasil e Alemanha nunca esteve tão ativa como agora. Parceiros há mais de 40 anos na área acadêmica, os dois países possuem atualmente diversos projetos em andamento. Entre as iniciativas correntes, destaca-se o engajamento do Grupo de Trabalho sobre Biotecnologia, que se ocupa da abertura de uma unidade de pesquisa da Sociedade Fraunhofer no Brasil.


Também merece atenção o trabalho do Departamento de Tecnologia e Inovação no BRAGECRIM (Iniciativa Germano-Brasileira de Pesquisa Colaborativa sobre Tecnologia de Manufatura); dos responsáveis pela área acadêmica no que diz respeito ao mútuo reconhecimento de certificados e exames; e do Grupo de Trabalho sobre Sustentabilidade, envolvido em projetos de pesquisa sobre clima, água, tecnologias ambientais, vida marinha e desenvolvimento de megacidades.


 No início deste mês, paralelamente à realização do 28º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, foi promovida a 37ª reunião da Comissão de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-Alemanha. Subsidiada pelo Ministério da Educação e Tecnologia da Alemanha e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, a comissão objetiva coordenar a cooperação científica e tecnológica em nível governamental e assim definir prioridades e objetivos comuns.


O encontro deste ano, realizado em Munique, voltou-se para temas relacionados a biotecnologia, tecnologia e inovação, cooperação na educação de nível superior, pesquisa aeroespacial, sustentabilidade, meio ambiente e energias renováveis. Questões como a condição atual da pesquisa científica, para onde se direciona a cooperação Alemanha-Brasil e quais os temas relevantes para o futuro também foram discutidas.


 Em seus respectivos grupos de trabalho, especialistas dos Ministérios e de organizações e associações de pesquisa também apresentaram seus resultados atuais e planejamentos de futuras ações, principalmente em virtude do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011.

Divulgação/ KFW
Divulgação/ KFW