Planetário na Índia utiliza tecnologia híbrida ZEISS

Bangalore’s Jawaharlal Nehru Planetarium Reopened with ZEISS technology

Em 17 de janeiro, Siddaramaiah, ministro do estado indiano de Karnataka, inaugurou o Planetário de Jawaharlal Nehru, em Bangalore, depois de uma extensa reforma. A ZEISS foi responsável pela revisão tecnológica e prestou assistência como consultor durante a reconstrução da cúpula.

O sistema de planetário híbrido é composto por um projetor óptico-mecânico, o SKYMASTER ZKP 4 com iluminação LED, e um sistema de vídeo digital, o VELVET powerdome, para todas as necessidades de projeção. “Hoje, estamos cumprindo nosso desejo de permitir que os visitantes vejam o universo com todas as suas imagens brilhantes e contrastantes, graças aos projetores ZEISS”, disse Pramod Galgali, diretor do Planetário.

A atração permite aos visitantes desfrutar de um céu noturno muito parecido com o real, combinado com projeções de objetos astronômicos. O que há de especial é o controle conjunto, que permite que as projeções estejam em sincronia. Enquanto o céu é lentamente colocado em exibição, as pessoas percebem a maneira pela qual as constelações, planetas e todos os outros corpos se movem, como na própria natureza.

“Como em Bangalore, muitos planetários optam por combinar um projetor de estrelas com o vídeo digital para aproveitar ao máximo as duas tecnologias: o brilho das estrelas ópticas e a versatilidade das projeções digitais”, disse Martin Wiechmann, chefe da Unidade de Negócios Planetários da ZEISS. “Além disso, o sistema de vídeo, com seus seis projetores de alto contraste, é excelente quando se trata de visualizar filmes especialmente produzidos para a cúpula, incluindo um sobre a descoberta dos cosmos, feito pelo Planetário de Jena”.

A revisão técnica em colaboração com a ZEISS também incluiu a reconstrução do teatro, a recém-construída cúpula de projeção, o sistema de som surround e a iluminação integrada.

Em uma parceria que dura quase 30 anos, Wiechmann observa que uma colaboração alimentada por cooperação e amizade se desenvolveu entre a empresa e o Planetário Bangalore.

Foto: Divulgação ZEISS