Pesquisadores alemães descobrem novo planeta

O Instituto alemão Max Planck de Astronomia anunciou, nesta quinta-feira (18), a descoberta de um novo planeta, a 2.200 anos-luz de distância da Terra, que teria se originado fora da nossa galáxia. O astro foi identificado por um dos telescópios do Observatório Europeu Sul (ESO), que ficam no Chile.

De acordo com os pesquisadores, ele é um pouco maior do que Júpiter e gira em torno de uma estrela que foi incorporada pela Via-Láctea há mais de 6 bilhões de anos. O instituto acredita que a galáxia à qual esse planeta gigante pertencia foi engolida e destroçada pela nossa.

O HIP 13044 é o primeiro astro extragaláctico já encontrado na Via-Láctea e contém poucos elementos pesados, como carbono ou ferro. No momento, ele está queimando hélio em seu núcleo, mas deve voltar a se expandir quando essa fase terminar em alguns milhões de anos, segundo os especialistas.

A estrela é uma das poucas a ter sobrevivido à fase gigante vermelha da estrela à qual orbita. Nesse estágio, as estrelas se expandem e devoram todos os planetas que se encontram à sua volta. O Sol deve engolir Mercúrio, Vênus e, talvez, a Terra quando entrar nessa fase dentro de 5 bilhões de anos.

ESO / L. Calçada
ESO / L. Calçada