Nova tecnologia modernizará segurança em eventos

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK) e do Centro de Pesquisas Informática (FZI) estão aperfeiçoando um sistema usado em eventos de larga escala para identificar pessoas em imagens de vídeo.

A novidade do projeto Reconhecimento Simultâneo de Rostos em Vídeo (PaGeVi) é o uso de um software que possibilita o reconhecimento, em tempo real, de pessoas consideradas perigosas.

O novo software faz a captação e a análise das imagens de vídeo simultaneamente, o que exige uma alta velocidade no processamento das informações obtidas. Para atender a esta necessidade, o instituto aperfeiçoou o método já antes conhecido, empregando a tecnologia de sistemas multiprocessadores. Este princípio consiste em fazer vários processadores funcionarem paralelamente para alcançar uma potência de cálculo maior do que a obtida com apenas um processador, permitindo assim a análise das imagens individuais praticamente ao mesmo tempo em que são recebidas.

Além disso, o novo produto permite o uso simultâneo de vários métodos de identificação de fisionomias que, uma vez combinados, melhoram a capacidade de reconhecimento. "No futuro, quando nós pudermos identificar os torcedores com histórico de violência  por meio do nosso procedimento já na entrada dos campos de futebol, aumentaremos também a segurança nos estádios consideravelmente", afirmou Rainer Stiefelhagen, Professor do ITK.

O sistema já vem sendo testado no parque de animais selvagens da cidade de Karlsruhe e avaliado pela empresa parceira b.i.g., responsável pela segurança do parque. As instituições pretendem lançar em breve no mercado o programa como solução para empresas.

O projeto é parte do programa de incentivo à inovação por parte de pequenas e médias empresas, conhecido como KMU-innovativ e criado pelo Ministério da Educação e Tecnologia da Alemanha.

SXC
SXC