Munique ganha Centro de Empreendedorismo


No início de maio, Munique ganhou um novo espaço conhecido como Entrepreneurship Center (Centro de Empreendedorismo), que tem como objetivo proporcionar a fundadores de empresas de tecnologia uma oferta completa – da primeira ideia até à fase de desenvolvimento e crescimento.  O novo edifício,  no Campus Garching, é uma idealização da Universidade Técnica de Munique (Technische Universität München, TUM) com o seu Instituto associado UnternehmerTUM, juntamente com o Centro para Inovação e Fundação.


Com cerca de 6.100 metros quadrados de área total, o centro reúne, pela primeira vez, sob o mesmo teto inúmeras propostas para fundadores com uma infraestrutura única para a concretização de projetos. Com isso,  estudantes, cientistas, fundadores e start-ups deparam-se com uma oferta de qualificação completa, tanto no apoio da construção da empresa como no seu financiamento.  O centro traz ainda uma  nova oficina, conhecida como MakerSpace, que oferece um parque de máquinas de alta tecnologia, com o intuito de concretizar ideias e inovações sob a forma de protótipos e pequenas séries. A MakerSpace é uma oficina de alta tecnologia acessível ao público e instalada em 1.500 metros quadrados de área, que oferece a start-ups, engenheiros, arquitetos, designers e criadores o acesso a máquinas, ferramentas e softwares, bem como a uma comunidade criativa. Este conceito de oficina aberta, único e o primeiro nesta dimensão em nível europeu, foi realizado com a cooperação do Grupo BMW.


Novos espaços de trabalho para start-ups
O Entrepreneurship Center também oferece muito espaço para equipes de fundadores que, na fase inicial da fundação de sua empresa, ainda não dispõem de escritórios próprios. Estão disponíveis salas protegidas e salas abertas, utilizáveis em horários flexíveis e que funcionam como estimulantes “ilhas de trabalho” para 15 a 20 equipes.


O espaço conta ainda com um setor de aconselhamento, que traz um acompanhamento ativo em todas as áreas importantes e fases de fundação de uma empresa: desde o desenvolvimento de um modelo de negócio até ao workshop de formação de equipe, da formação em gestão à candidatura a financiamentos/apoios públicos. Em 2014, foram realizadas mais de 970 reuniões de aconselhamento. Nesse período, foram fundadas 32 start-ups na TUM. O aconselhamento para a fundação de negócios é uma oferta conjunta da TUM e do UnternehmerTUM.


Cientistas pesquisam diretamente durante as atividades de fundação
No Centro, a pesquisa e a prática estão no mesmo ambiente criativo. Se por um lado, os cientistas podem realizar as suas atividades de pesquisa durante as atividades de fundação; por outro, podem introduzir seus conhecimentos científicos diretamente na promoção de start-ups. Os estudantes se beneficiam de novas salas de seminários e locais de trabalho.


Fundos da UnternehmerTUM para jovens empresas tecnológicas
Em seu novo Entrepreneurship Center, além das ofertas para estudantes, cientistas e fundadores da TUM, o UnternehmerTUM também oferece a empresas estabelecidas e a start-ups tecnológicas apoio e acompanhamento no desenvolvimento de novos produtos e serviços, bem como para uma construção do negócio e introdução no mercado bem-sucedidas. Com um Fundo próprio, o UnternehmerTUM disponibiliza capital para jovens empresas tecnológicas com potencial de mercado internacional. O programa acelerador TechFounders prepara start-ups de alta tecnologia no prazo de três meses para um primeiro ciclo de financiamento de risco e estabelece cooperações estratégicas com parceiros da indústria.


Cerca de 700 empresas criadas
Desde 1990, foram criadas na TUM cerca de 700 empresas, as quais oferecem, atualmente, mais de 14.000 postos de trabalho. Sete empresas criadas na TUM estão cotadas na bolsa de Nova Iorque. Anualmente, são mais de 1.000 os cientistas e estudantes que participam nos programas de qualificação do UnternehmerTUM. Segundo o radar de novas empresas criadas da Stifterverband (Associação para a Promoção das Ciências e Humanidades na Alemanha) nenhuma outra grande Escola Superior promove tão bem a criação de novas empresas como a TUM.


Endereço do Entrepreneurship Center:
Lichtenbergstraße 6
85748 Garching


Informações:


Empreendedorismo na TUM


UnternehmerTUM GmbH


 

M. Ebener / UnternehmerTUM / TUM
M. Ebener / UnternehmerTUM / TUM