Ministro defende transporte de lixo nuclear

O transporte de 123 toneladas de lixo nuclear que estava armazenado na França gerou protestos de ambientalistas e ativistas na Alemanha. Após quatro dias de viagem, os 11 contêineres, conhecidos como “transporte Castor”, chegaram nesta terça-feira (9) ao depósito de Gorleben.


O ministro do meio ambiente alemão Dr. Nobert Röttgen declarou que o governo tem responsabilidade pelo transporte do lixo atômico da França para o seu país. “Não podemos impor os pesares do passado aos outros, nós mesmos somos responsáveis pela armazenagem do nosso lixo atômico”. A razão do retorno dos detritos à Alemanha é a retomada das conversações entre a empresa de abastecimento de energia e o fornecedor de depósitos na França.


Röttgen também comentou as ações dos ambientalistas que tentaram barrar o transporte e conseguiram atrasá-lo por 24 horas. “O direito à liberdade de fazer demonstrações não permite que as pessoas ameacem a vida dos outros e a própria”, disse.


Panorama


O lixo atômico é resultante da incineração de elementos radioativos nas centrais nucleares alemãs e seu transporte foi autorizado pela Secretária de Segurança Nuclear em abril. Gorleben é um depósito provisório e atualmente encontram-se lá 86 tanques com lixo radioativo esperando por um destino definitivo.


A discussão sobre a política nuclear do país voltou à tona em setembro último, após o governo anunciar a prorrogação do funcionamento das usinas termonucleares alemãs por mais 12 anos – elas seriam fechadas definitivamente em 2021.

Regierung/phalanx
Regierung/phalanx