Merkel e Dilma se reúnem em Hannover


Em seu discurso na Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, a Cebit, em Hannover, a presidente Dilma Rousseff ressaltou o crescimento do mercado brasileiro de tecnologias da informação (TI) e falou sobre exclusão digital.



Ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, Dilma  disse que a mobilidade social no Brasil tem um impacto direto no uso das tecnologias de comunicação. “Hoje, o mercado brasileiro para essas tecnologias tem dimensões globais”, destacou.  Segundo a presidente, as exportações de softwares aumentam a cada ano e chegaram a US$ 2,5 bilhões em 2011.



O País também figurou como o 3º maior mercado de computadores pessoais do mundo e o 5º maior mercado de telefones celulares no ano passado, com mais de 61 milhões de brasileiros com acesso à internet. “A ampliação e o potencial desse mercado não passaram despercebidos por nossos parceiros externos. Só no setor das telecomunicações o IED (Investimento Estrangeiro Direto) no Brasil cresceu mais de 10 vezes no ano passado, saltando para mais de US$ 6 bilhões”, disse.



Dilma Rousseff afirmou que o “Brasil fez opção clara nos últimos anos por universalizar o acesso à tecnologia”. “Exclusão digital, das tecnologias da informação, acentua a exclusão social e acirra, ainda mais, as desigualdades já existentes”, afirmou a presidente.



A cerimônia de abertura da CeBIT contou um discurso de do presidente do conselho de administração do Google, Eric Schmidt, e com uma apresentação do músico brasileiro Carlinhos Brown. Neste ano, pela primeira vez, o Brasil é o convidado de honra da feira.

CeBIT
CeBIT