Mercado de tecnologia cresce no Brasil


As empresas de tecnologia da informação alemãs apostam no Brasil. Segundo a consultoria IDC, o mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve crescer 5% neste ano, somando R$ 165,6 bilhões. A expectativa é que o Brasil encerre o ano como o sexto maior mercado do mundo.


Os tomadores de decisão dos setores público e privado no Brasil estão cada vez mais interessados em segurança e privacidade dos dados. Com o crescimento significativo da internet no País nos últimos anos, aumentou a preocupação com vazamento de informações, espionagem e quebra de sigilo de documentos.


“O governo brasileiro oferece um pacote atraente de incentivos para promover maior crescimento do setor brasileiro de TI e pretende investir cerca de R$ 500 milhões em inovação e tecnologia da informação até o final de 2015”, conta Christian Kicherer, gerente de Marketing da CenterTools Software.


Segundo ele, as empresas brasileiras veem os produtos de TI alemães como confiáveis e de alta qualidade, o que favorece os negócios entre as empresas dos dois países. De acordo com relatório da BMI Research, publicado em junho deste ano, o volume de vendas do mercado de tecnologia da informação alemão em 2014 foi de 18,4 bilhões de euros, e a projeção de crescimento do mercado para 2015 é de 6%.


Segurança


O gerente de Marketing destaca a importância de se implementar soluções de segurança nos equipamentos pessoais utilizados para fins privados e de negócios. “Se o dispositivo for perdido ou roubado, os dados da empresa não criptografados são facilmente acessados. As empresas precisam criar padrões de conformidade para se proteger desse risco”.


Sobre proteção de aplicativos em nuvem, Kicherer explica que, se o provedor de serviços não possui uma política de segurança clara e responsabilidades operacionais, os aplicativos ou serviços colocados na nuvem estão em risco. Esta questão é muito importante, principalmente para setores com elevados padrões de segurança e conformidade.


Com informações da it-sa Brasil 2015

Shutterstock
Shutterstock