Mapas 3D prometem revolucionar projetos urbanos


Futuramente, responsáveis pelo planejamento urbano serão capazes de visualizar em um mapa, informações que geralmente são invisíveis, como a poluição sonora. Isso será possível com a ajuda de uma nova ferramenta, desenvolvida por pesquisadores de duas unidades do Instituto Fraunhofer na Alemanha: a de Engenharia Industrial (IAO, sigla no alemão) e, a segunda, volta à  Física das Edificações (IBP, sigla também no alemão).



Trata-se de um software que transforma dados provenientes de fontes tradicionais, como mapas de levantamento, em uma imagem tridimensional. Ainda, a ferramenta permite aos urbanistas que se movam virtualmente nos mapas, visualizando a poluição sonora das cidades, representada por pequenos pontos de diferentes cores, que variam de acordo com sua intensidade. 



"O maior desafio foi encontrar uma forma fácil de exibir o resultado de diferentes simulações", comentou Roland Blach, gerente do departamento responsável pelo projeto no IAO.



Os pesquisadores também usaram a nova tecnologia para representar futuras mudanças nas cidades, simulando, por exemplo, a circulação de um diferente número de carros elétricos e a gás, e analisando as suas implicações.



"Os testes iniciais mostraram que os modelos de simulação convencionais [para veículos elétricos], estabelecidos pelos órgãos públicos, tendem a calcular uma média muito alta: precisamos determinar ainda uma diferença significativa no nível de ruído de veículos elétricos e a gás, uma vez que, aparentemente, o ruído do rolamento predomina", disse Bach.



A nova ferramenta foi desenvolvida de acordo com as diretrizes de controle de poluição sonora da União Europeia e será apresentada na feira de tecnologia da Hannover Messe, a partir de 23 de abril.

Divulgação / Fraunhofer IAO
Divulgação / Fraunhofer IAO