MAN aumenta fabricação de protótipos com tecnologia a laser

A fabricação de veículos protótipos da Volkswagen Caminhões e Ônibus teve um salto em produtividade graças à adoção da tecnologia a laser nos últimos anos. O avanço deve-se à aquisição de um equipamento de ponta para o corte de chapas, que além de aumentar ainda mais a precisão, acelerou a produção nessa etapa dos projetos em desenvolvimento. Ao longo de três anos, quase 200 mil peças estampadas foram manipuladas com a nova máquina a laser, com um ganho de 60% na produtividade dessa atividade.

Num mês com 22 dias úteis, isso corresponde a treze dias liberados para a produção de mais peças. Responsável hoje por 98% das peças protótipos fabricadas, a máquina de cortes é um equipamento que utiliza alta tecnologia e concentra muita energia em uma pequena área a ser cortada. Tem um feixe de laser que, durante sua aplicação em uma superfície metálica, proporciona cortes perfeitos.

“Houve incremento da capacidade produtiva, sem gerar maior custo ou necessidade de ampliar a equipe. A expertise da mão de obra pôde ser direcionada a atividades de maior complexidade. Também inovamos em sua aplicação à nossa operação: passamos a utilizar o equipamento para produzir dispositivos que nos ajudam no processo de fabricação de outras peças”, explica Leandro Siqueira, diretor de Engenharia do Desenvolvimento.

De acordo com o executivo, a tecnologia superou as expectativas e seus benefícios à fabricação de protótipos. E o investimento se pagou em um curto período. A montadora reduziu de maneira significativa a compra de protótipos de peças estampadas, devido ao incremento da capacidade produtiva interna. “Hoje, com o aumento do volume de peças protótipos que produzimos em casa, aumentamos nossa flexibilidade e agilidade para acompanhar as normais evoluções do projeto e propiciamos aos operadores novas funções”, relata o diretor.

Foto: Divulgação MAN Latin America