Mais cooperação entre Brasil e Alemanha

Reforçando a parceria científica de mais de quatro décadas entre Brasil e Alemanha, será aberto nesta segunda-feira, 12, em São Paulo, o Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/11. O evento, que também inclui o seminário “Brasil e Alemanha na Era do Conhecimento e da Inovação”, contará com as presenças da Ministra alemã Annette Schavan, do Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Sergio Rezende, e do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto.


 De abril de 2010 a abril de 2011 um grande número de organizações científicas e intermediárias da Alemanha e do Brasil irão realizar eventos, conferências, workshops e exposições – sempre com o objetivo de buscar soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios do nosso tempo. Sob o lema “Sustentável:Inovador”, estarão no foco das atividades do ano comemorativo entre Brasil e Alemanha as pesquisas de ponta com ênfase em inovação, cooperação acadêmica e sustentabilidade e tecnologia.


Já a cooperação bilateral será consubstanciada em projetos conjuntos que resultem em processos produtivos concretos, envolvendo, entre outras áreas, mecânica fina, nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias ambientais, tecnologia de materiais, microeletrônica e energia. O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) promove anos internacionais de cooperação científica dentro da estratégia de internacionalização adotada pelo governo alemão.


Os países escolhidos são considerados importantes do ponto de vista estratégico. Em 2009 foi realizado o Ano da Cooperação China-Alemanha; em 2008, foi a vez da parceria com Israel. Em 2010/11, o Ano da Ciência, Tecnologia e Inovação fortalecerá as instituições e os locais de pesquisa na Alemanha e no Brasil e estabelecerá um novo tipo de cooperação entre os dois países, anunciado pela primeira vez em dezembro de 2009, em Berlim, pela Chanceler Federal Angela Merkel e pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.


Mais informações, relatórios e calendário de eventos estarão disponíveis, a partir de 12/04, no sire www.ano-brasil-alemanha.org

SXC
SXC