Maior parque eólico marítimo tem turbinas da Siemens

A maior usina eólica marítima do mundo, a London Array, inaugurada no início do mês na Inglaterra conta com tecnologia Siemens. A empresa alemã forneceu as 175 turbinas eólicas da usina, além da ligação da mesma à rede elétrica. Em conjunto com a Dong Energy, a Siemens também será responsável pela assistência técnica das turbinas eólicas no longo prazo. O projeto, definido pelo consórcio formado pelas empresas Dong Energy, E.ON e Masdar, tem capacidade total de 630 megawatts (MW) e gerará energia suficiente para fornecer eletricidade limpa a 500 mil lares britânicos. A London Array reduzirá as emissões anuais de CO2 em cerca de 900 mil toneladas, o que equivale às emissões de 300 mil carros.

“A London Array é a maior usina eólica marítima do mundo e representa um marco no desenvolvimento da energia eólica marítima. Este projeto destaca a posição de liderança da Siemens nesse atraente mercado em crescimento”, declarou Peter Löscher, presidente e executivo-chefe da Siemens AG durante a cerimônia de inauguração, ocorrida em Margate, na Inglaterra, no dia 4 de julho.

A usina eólica marítima London Array está situada no estuário do Tâmisa, cerca de 20Km ao largo da costa de Kent e Essex. A Siemens forneceu e instalou as 175 turbinas eólicas, cada uma com um rotor de 120 metros de diâmetro e capacidade de 3,6 MW. Além disso, a empresa forneceu a ligação à rede elétrica, com uma subestação em terra e duas subestações no Mar do Norte. A eletricidade gerada pelas turbinas eólicas é agrupada no mar e transportada até a costa por cabos submarinos de alta tensão. A operação e a manutenção da usina eólica serão feitas a partir de uma base no Porto de Ramsgate, construída para essa finalidade.

De acordo com a Siemens, a energia eólica marítima já está desempenhando um papel importante nos sistemas de energia no Norte da Europa. Os maiores mercados, Inglaterra e Alemanha, têm planos de desenvolvimento ambiciosos. Os dois países planejam uma expansão rápida e ampla da geração de energia no mar. O governo alemão pretende ter 10 GW de capacidade marítima instalada até 2020. A Inglaterra tem como meta 18 GW de energia eólica até 2020, o suficiente para atender a quase um quinto da demanda de eletricidade do país.

A Siemens já instalou mais de 1.100 turbinas eólicas no mar, com capacidade total de 3,4 GW, sendo que mais de dois terços delas estão situadas na Inglaterra. No total, a empresa possui em sua carteira de encomendas uma capacidade de geração marítima de 4,6 GW. Incluindo a London Array, a Siemens implementou cinco ligações à rede elétrica na Inglaterra.

Divulgação Siemens
Divulgação Siemens