MAHLE investe em patentes


Os números obtidos no decorrer dos últimos três anos de atividades do Centro Tecnológico de Jundiaí (SP), ou seja, entre 2012 e 2014, mostram que a unidade de excelência brasileira depositou 82 novos pedidos de patentes e muitos deles no Patent Cooperation Treaty (PCT), órgão internacional que oferece assistência aos solicitantes que buscam proteção internacional para suas inovações.

Segundo dados do PCT, essa cifra consolida a MAHLE Metal Leve como líder nacional na solicitação de patentes para novas invenções no segmento automobilístico nacional, à frente tanto de fabricante de automóveis como de fornecedor de componentes para a indústria. O Tech Center MAHLE também está entre os dez maiores depositários de pedidos de patentes brasileiros, grupo onde se encontram empresas do calibre de Petrobras e de algumas das principais Universidades brasileiras.

Ao requerer um pedido de patente internacional ao PCT, os solicitantes têm a possibilidade de resguardar sua invenção praticamente em nível mundial, já que essa proteção abrange 148 países. No mesmo período de tempo, a unidade mundial de Componentes de Motor do Grupo MAHLE – da qual o Centro Tecnológico de Jundiaí é responsável global por anéis e camisas – depositou 387 pedidos de patentes mundiais.

A inauguração do Centro Tecnológico, em 2008, foi fundamental para criação de condições específicas para o aprimoramento de um grupo que trabalha focado em inovação. Está na origem tecnológica da empresa, e dessa unidade de excelência, incentivar seus funcionários a desenvolver soluções cada vez mais criativas que posteriormente serão aplicadas aos novos produtos da marca localmente e globalmente. Os atuais pedidos de patentes do Centro Tecnológico Mahle estão diretamente ligados a projetos em desenvolvimento com perspectiva de serem integrados a produtos que em breve chegarão ao mercado mundial.