Lufthansa testa novo software de voo

Com o lema “cada gota importa”, a alemã Lufthansa desenvolve um aplicativo de voo, ainda em fase de testes, que tem por objetivo aperfeiçoar a velocidade das operações da aeronave durante o percurso aéreo.

As operações de voo com eficiência energética são um fator-chave de sucesso para o Grupo Lufthansa, ao mesmo tempo em que servem de base para suas atividades administrativas amigáveis ao meio ambiente. Durante a viagem, o programa processa dados meteorológicos e informações sobre o avião, a fim de calcular em tempo real a “curva de voo” mais econômica para o restante do trajeto.

Se o software, em desenvolvimento pela empresa de tecnologia PACE de Berlim, for bem sucedido nos testes, o aplicativo servirá como complemento ao Eletronic Flight Bag (EFB), software utilizado pelas tripulações de cabine.

O EFB é uma derivação da tradicional mala de voo carregada pelos pilotos e que continha 18 kg de documentos exigidos a bordo. A nova versão digital tanto dispensou o uso do papel quanto aliviou o peso carregado e os gastos com impressões e logística.

Desde 2009, a Lufthansa tem usado o software EFB, desenvolvido pela Lufthansa Systems. Suas capacidades incluem um manual de mapas eletrônicos de navegação, documentos e ferramentas para o cálculo do desempenho da decolagem. Além disso, a tecnologia dispõe de uma ferramenta para a visualização de um pacote de briefing de voo eletrônico, que inclui dados do sistema de planejamento de voo e todos os documentos relacionados à operação.

Divulgação Lufthansa
Divulgação Lufthansa