IoT: TÜV Rheinland investe R$ 3 milhões em laboratório de testes de dispositivos

A TÜV Rheinland Brasil, subsidiária de um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, acaba de inaugurar seu Laboratório de EMC (Compatibilidade Eletromagnética), Wireless e Dispositivos IoT (Internet das Coisas) em São Paulo. Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, o novo laboratório conta com infraestrutura tecnológica de ponta e unifica os processos de certificação e ensaios em diversas áreas de atuação da empresa.

Acreditado pelo Inmetro, o laboratório é o único na cidade de São Paulo a estar ligado a uma certificadora, e possui reconhecimento internacional pela excelência de atendimento e capacidade técnica de ensaios de produtos. Atualmente, o market share da TÜV Rheinland Brasil na certificação de dispositivos IoT é de 5% e, com este investimento, a expectativa é que a participação de mercado alcance 20% nos próximos três anos.

O grupo TÜV Rheinland possui estrutura para atendimento das demandas de Wireless/IoT global, em que os investimentos chegam aos 50 milhões de euros. Além do laboratório que está sendo inaugurado, em São Paulo, a TÜV Rheinland possui labs dedicados a estas tecnologias em vários países como Estados Unidos, Suécia, Japão, China e Índia, todos com equipamentos de última geração.

O novo laboratório paulistano está preparado para realizar os ensaios de compatibilidade e de interferência eletromagnética em equipamentos eletromédicos com tecnologia embarcada; produtos de tecnologia da informação e de telecomunicações; equipamentos para telemetria e controles de acesso e máquinas com eletrônica embarcada.

Quando um produto elétrico ou eletrônico está em conformidade com suas especificações técnicas e requisitos normativos, ele não provoca interferências em outros equipamentos e nem em si próprio, bem como atende aos níveis de imunidade estipulados. “Muitos dos produtos aptos a serem testados no laboratório precisam ser certificados e homologados pela Anatel. Como a primeira certificadora designada pela agência no Brasil, a TÜV Rheinland possui expertise e, agora, uma infraestrutura laboratorial que garante a precisão e a efetividade da emissão dos certificados e das avaliações dos produtos”, explica Dalmo Macedo Terra, Coordenador Técnico do Laboratório da TÜV Rheinland.

O aumento da demanda por testes de produtos IoT, que a cada dia estão mais presentes no cotidiano das pessoas em veículos, residências, hospitais e empresas em geral, aliado à falta de um centro de testes especializado ligado a uma certificadora levaram a TÜV Rheinland a investir no novo Laboratório em São Paulo.

“Temos uma expectativa de alta demanda de testes destes equipamentos, que tendem a aumentar sua participação no dia a dia das pessoas. Neste sentido, o investimento em uma estrutura laboratorial foi providencial”, afirma Igor Martins, Analista Comercial da TÜV Rheinland.

O novo laboratório se alia a uma estrutura laboratorial de EMC internacional da TÜV Rheinland, que amplia o atendimento dos mais diferentes mercados, escopos e necessidades.

Foto: Divulgação TÜV Rheinland