Institutos desenvolvem nova tecnologia agrícola

Uma nova tecnologia desenvolvida na Alemanha possibilita que a qualidade e as propriedades dos produtos agrícolas sejam conhecidas já durante a sua fase de maturação, antes da colheita. A ferramenta foi apresentada pelo Prof. Dr. Roland Kubiak, diretor do Instituto RLP AgroScience GmbH da Alemanha, nesta quarta-feira (27), em um workshop promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.


O Definiens, como foi batizado, é um software que utiliza fotos de altíssima qualidade captadas por um satélite de alta precisão para obter parâmetros da região como topografia, clima e características do solo e criar uma base de dados. A partir dessas informações pode-se realizar uma análise profunda e saber, com uma exatidão de 97%, quais serão as características dos produtos plantados em determinada região, como teor de nutrientes, qualidade, tempo para colheita, sabor, risco de doenças e pragas, entre outros.


De acordo com Kubiak, o conceito, que foi desenvolvido pelo AgroScience em parceria com o Instituto Fraunhofer, possibilitaria aos produtores de café no Brasil, por exemplo, conhecer o aroma do produto plantado antes mesmo de colhê-lo, garantindo qualidade aos compradores e mais lucro para os agricultores.

SXC
SXC