Fraunhofer IVV assina acordo de parceria com organização brasileira

frauhofer_agropolo_divulgayyo_ITAL_rgbO Instituto Fraunhofer para Processos e Embalagens IVV e AGROPOLO Campinas-Brasil assinaram, no final do ano passado, um memorando de entendimento, a fim de promover, desenvolver e facilitar a cooperação entre participantes do Brasil e Alemanha em áreas de interesse em comum para ciência, tecnologia e inovação, em especial, P&D para o desenvolvimento sustentável.

A organização brasileira é uma plataforma interinstitucional, baseada no conceito da inovação colaborativa, cujo objetivo é desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de Agricultura, Alimentação, Biodiversidade, Bioenergia, Química Verde e Desenvolvimento Sustentável. Participam da instituição a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), bem como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Instituto Biológico (IB), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Campinas, Unicamp, Techno Park Campinas – Associtech e Associação Agropolis International.

Dentre as ações estratégicas do polo está a realização de ciclos de seminários para internalização e mobilização, inclusive para definição e detalhamento de projetos pilotos e fomento ao debate nas áreas de pesquisa do polo.

Em dezembro do ano passado o AGROPOLO promoveu o seminário “Ações estratégicas em Bioeconomia na Alemanha: oportunidades para o Brasil”. O seminário foi ministrado pelo Dr. Raffael Osen, pesquisador responsável em tecnologia de alimentos, mas também contou com a participação do Dr. habil. Peter Eisner, chefe do Departamento de Alimentos e Matérias-Primas Biogênicas do Instituto Fraunhofer IVV e do engenheiro Alexandre Martins Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Gestão de Projetos do Centro de Projetos Fraunhofer para Inovação em Alimentos e Recursos Renováveis no ITAL.

O objetivo do evento foi apresentar a experiência da Alemanha na área de Bioeconomia e fomentar discussões sobre as diversas ações estratégias que podem ser realizadas em conjunto com instituições de ciência tecnologia e o setor produtivo do Brasil.

O Fraunhofer IVV já atua em Campinas, por meio do Centro de Projetos Fraunhofer para Inovação em Alimentos e Recursos Renováveis no ITAL, uma parceria entre o Instituto Fraunhofer IVV e o Instituto Tecnológico de Alimentos ITAL, que juntos realizam pesquisas para atender à indústria e promover o aumento na competitividade em todas as etapas de produção de alimentos e embalagens, buscando inovações em tecnologias de processo e no desenvolvimento de novos produtos, de forma a agregar valor ao longo da cadeia produtiva.

Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo

Foto: Divulgação ITAL

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.