Inscrições abertas ao Prêmio Nacional de Inovação

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação Edição 2013. Serão selecionadas 12 empresas de micro, pequeno, médio e grande portes de todo o Brasil em quatro categorias. As empresas vencedoras do prêmio participarão de missão técnica internacional e cursos de educação executiva. As três escolhidas na categoria gestão da inovação já estarão selecionadas para o próximo Edital SENAI SESI de Inovação, para desenvolver projetos no valor de R$ 300 mil cada. As inscrições para o Prêmio devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.premiodeinovacao.com.br, onde o regulamento está disponível. Os vencedores serão conhecidos em maio de 2014.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), e é realizado pela CNI e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As empresas podem concorrer em quatro categorias:

Gestão da Inovação – busca reconhecer métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores. Nesta categoria, os vencedores de grandes, médias, micro e pequenas empresas ganharão juntas R$ 900 mil em recursos do Edital SENAI SESI de Inovação de 2014.

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento dos níveis competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Vencedores de origem alemã

Vale ressaltar que três empresas com laços alemães foram ganhadoras do Prêmio Nacional de Inovação nos últimos anos: a Siemens, em 2011, na categoria Gestão da Inovação; a Baumgarten Gráfica (fundada por um filho de imigrantes alemães em Blumenau-SC), em 2010, em Inovação e Produtividade; e a Ciber (que faz parte do grupo alemão Wirtgen), também em 2010, em Design. No ano passado, a WEG (fundada por descendentes de imigrantes alemães em Jaraguá do Sul-SC) ficou entre as finalistas em Gestão da Inovação e em Projeto de Inovação Tecnológica.

Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Da mesma forma que a premiação organizada pela CNI e pelo Sebrae, também o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação visa reconhecer os esforços inovadores realizados por empresas – no caso, por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no País.

Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação – promovido pela Câmara Brasil-Alemanha e parte do calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – será entregue a três projetos. O primeiro colocado viajará para a Alemanha onde visitará Institutos de Ciência e Tecnologia e poderá divulgar o seu projeto durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2014. Todos os três premiados receberão um diagnóstico e consultoria da Porsche Consulting.

A cerimônia de entrega da premiação acontecerá no próximo dia 12 de novembro, durante o “1º Seminário Brasil-Alemanha de Inovação”, em São Paulo. Para mais informações e inscrições no seminário, clique aqui.

Marcos Issa/CNI
Marcos Issa/CNI