Inovação no tratamento de diabetes chega ao Brasil


Acaba de ser lançado no Brasil, país com 12 milhões de diabéticos, um novo equipamento para o tratamento da doença em pacientes que necessitam usar insulina. Trata-se da caneta Safe-Inject, um dispositivo fabricado na Alemanha, que possibilita a aplicação do medicamento sem a necessidade de agulha. 



O equipamento beneficia, principalmente, diabéticos com receio ou aversão ao uso de injeções que, por conta disso, não seguem adequadamente as recomendações médicas. "Alguns pacientes não fazem o controle adequado da glicemia (açúcar no sangue), pois isso significa, em alguns casos, tomar injeções várias vezes ao dia”, explica o médico endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).



O novo dispositivo injeta a insulina por um sistema de pressão por mola, proporcionando melhor distribuição do medicamento no tecido subcutâneo. Ele vem acompanhado de um conjunto de acessórios que permitem a utilização de qualquer tipo de insulina, inclusive pré-misturas.



Ainda, segundo o médico, outra vantagem da caneta Safe-Inject é a eliminação do risco de infecções cutâneas, contaminações cruzadas e perigo no descarte de resíduos devido à ausência de agulhas. “A tecnologia do dispositivo também elimina a probabilidade aplicações incorretas, por exemplo, intramusculares ou intradérmicas, que podem ocorrer com agulhas, aumentando o risco do paciente desenvolver um quadro de hipoglicemia [distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue], e que podem levar ao coma hipoglicêmico ou até mesmo, à morte”, completa.



O Safe-Inject foi lançado comercialmente durante o 15º Congresso da Associação de Diabetes Juvenil, nos dias 24 e 25 de março, em São Paulo. Desenvolvido na Alemanha, teve a sua patente requerida em 1999.  A caneta já é comercializada na Europa, Japão e Estados Unidos há mais de 10 anos. No Brasil, as suas vendas foram iniciadas no final de março e a previsão é de que em sessenta dias possa ser encontrado em até 100 pontos de venda (farmácias especializadas em diabetes) em todo o país.



Para localizar o ponto de venda mais próximo à sua residência, o interessado pode acessar o site www.semagulha.com.br.



 

Screenshot
Screenshot